Como fazer a declaração anual do Simples Nacional para o microempreendedor (DASN-SIMEI)? vou te ensinar passo a passo



Aprender a fazer o anúncio anual das Das/MEI pode não ser uma tarefa fácil para contadores individuais e pequenos empreendedores que anunciam pela primeira vez. Mas como o nome dela diz, não é uma coisa complicada. Leia este artigo para entender. Primeiro, seja você empreendedor ou profissional contábil, é importante conhecer o contexto atual dos pequenos negócios no país. 


Declaração


Isso porque se tornou necessário para a economia brasileira durante a pandemia Covid-19? 


Esses empregos representaram quase 80% dos empregos criados em 2021, segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), segundo dados do Caged, do Departamento do Trabalho. De acordo com dados da Receita Federal, o primeiro semestre de 2021 bateu recorde para a abertura de pequenas empresas. 


No total, as micro e pequenas empresas, juntamente com pequenos empreendedores individuais (MEIs), abriram mais de 2 milhões de projetos no país. 


É demais, não é?


Então vamos aprender um pouco sobre o que é o Simples Nacional e qual é o decreto anual simplificado para pequenos empreendedores individuais (DASN-SIMEI). 


É verdade saber quais sistemas você terá que acessar para fazer um anúncio. Afinal, a tecnologia oferece muitos recursos para melhorar a gestão dos negócios. 


O sistema foi criado no final da década de 1990 no Brasil. O principal objetivo é especificamente facilitar e simplificar a forma como os impostos são recolhidos e recolhidos de pequenas e micro empresas. Entenda mais sobre esse tema no artigo: Simples Nacional, o que é?


O que é DASN/SIMEI



Edital anual simplificado para pequenos empreendedores individuais é um edital que deve ser submetido à Receita Federal por todos os funcionários corporativos que aderiram ao Simei, Simples Nacional.  Deve ser fornecido anualmente, com informações de faturamento e outras informações da empresa. 


Lembre-se que os dados devem ser do ano anterior diretamente. Ou seja, em 2022, as informações devem ser idênticas a 2021. 


O prazo para envio do DASN-SIMEI à Receita Federal começou em 3 de janeiro e terminou em 31 de maio. Em caso de atraso, há uma penalidade. Para fazer essa declaração, as declarações não podem ser adiadas de anos anteriores. Além disso, grupos mensais (DAS, documento de montagem simples) devem ser cronometrados.  



Finalmente, existem alguns tipos de anúncios que você deve estar ciente:


  • Dados originais, que são feitos anualmente para atender à dívida fiscal da empresa. 
  • A origem da sua situação, quando há uma meta de dar CNPJ, ou seja, fechar a empresa. 
  • Uma declaração de correção normal, apenas para fazer uma correção no anúncio anual.
  • Corrija seu status, com alterações no anúncio de fechamento da empresa. 

Até aqui, tudo bem? Vamos seguir em frente, então!



Quem pode aderir ao Simples Nacional e fazer o DASN? 



Bem, enquanto conversamos superficialmente, para escolher o Simples Nacional, a empresa deve ser considerada pequena ou pequena.  Isso consta na Lei Complementar nº 123, de 2006, que instituiu o Estatuto Nacional das Micro e Pequenas Empresas. 


Com base na receita anual total, a Receita Federal estabeleceu critérios para determinar quem pode ou não cumprir esse sistema tributário. 



Uma vez cumpridos os requisitos acima, as empresas podem se beneficiar dos benefícios da prestação de contas das contas fiscais determinadas pelo estatuto. Os principais benefícios são o cálculo e a arrecadação de impostos e contribuições nos níveis federal, nacional e municipal.  


A empresa também garante tratamento misto para atendimento à mão-de-obra, previdência social, crédito, acesso a bens e serviços pelo governo e acesso ao cadastro único dos contribuintes.  


Mais objetivamente, a inscrição do Simples Nacional deve resultar em uma conta única para todos os impostos da empresa.  


Como participar 


Antes de fazer dasn-simei, você deve ser selecionado para simples nacional. Para isso, basta se cadastrar online, através do site do Simples, ou deste link, ou acessar o portal da Receita Federal no Brasil.


Vá para a guia Serviços e, em seguida, "Opção" e "Sim, Opção de Pedido" pelo Simples Nacional.  É importante estar atento às datas, pois com a empresa operadora, o prazo inicial é 31 de janeiro.  



Caso a empresa seja aberta em qualquer outro período, o empreendedor tem 180 dias, a partir da data de abertura do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), para fazer a opção do Simples. 


Com a estrutura da empresa em padrões, basta inserir e enviar informações mensais por gerador de software para o National Simplicity Group Document - Advertising (PGDAS-D). 


É necessário enviar mensalmente até o dia 20 do mês seguinte. Com base nessas informações, a dívida tributária dos contribuintes será calculada e carregada.   



Bem, e a declaração anual, como faço isso? 


Vamos lá, vamos lá, vamos enviar o guia DASN-SIMEI da Receita Federal, mas aqui vamos explicar que passos você deve tomar para fazer a declaração sem dor de cabeça no futuro!


O primeiro passo é acessar o Portal do Empreendedor do governo federal e clicar na opção anual de publicidade - DASN-SIMEI.

Você terá que notificar CNPJ e o ícone que aparece na tela e, em seguida, clique em continuar. 

Na tela a seguir, haverá duas opções para você, explicamos acima:

  • Data/Ano Civil: Pai e Octógono.
  • O espaço "original" aparecerá por vários anos. Lembre-se que o DASN é feito para o ano anterior, então selecione o ano anterior. 
  • No campo do lucro bruto, você deve informar exatamente as faturas totais da empresa para o ano em questão.
  • No campo abaixo, devem ser fornecidos dados sobre atividades intermunicipal, estaduais, industriais e de transporte de serviços.
  • Quase lá! Quando terminar de preparar o anúncio anual, será perguntado se quer imprimir. Confirme e salve o voucher, impresso ou online. É importante manter este documento com você. 

E se eu perder o prazo DASN-SIMEI? Neste caso, os passos são os mesmos do anúncio normal. No entanto, lembre-se que você será multado por um atraso de pelo menos R$50. Muitas pessoas acreditam que nesta fase deve enviar uma declaração corretiva, mas isso não é verdade. 


Dica: A tecnologia pode ajudá-lo a gerenciar seu negócio financeiramente, tributado e responsável. Entenda os recursos do ERP online gratuitamente!



Você deve criar essa opção somente se quiser alterar as informações ou o valor inseridos em uma declaração que já foi feita. 


Vou precisar do DASN? 


Como você pode ver, pode parecer uma burocracia pura, mas muitos órgãos públicos que contarão com isso para abrir sua empresa pedirão um anúncio. 


Alguns são bombeiros, prefeitura, controle de saúde, polícia civil, departamento financeiro, e outros que emitirão licenças e licenças de operação.  


Além disso, para obter uma conta bancária em nome do MEI, utilizando o CNPJ da empresa, também é necessário apresentar a declaração. Isso porque é uma das melhores maneiras de provar a renda.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem