Duplex: Tecnologia de inteligência artificial do Google, será usado em vários campos. Entenda o processo.



O Google anunciou nesta terça-feira (14) que trará ao Brasil duplex, tecnologia de inteligência artificial que simula conversas humanas para automatizar tarefas específicas. Aqui no país, por enquanto, a novidade - que está atualmente em fase de testes - será utilizada em três áreas: entrar em contato com estabelecimentos e informações sobre comércios no mecanismo de busca; para facilitar a compra de ingressos pela internet; e consultar locais de votação via Google Assistente, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 


A ideia é que, com a tecnologia, a conectividade com IA ocorra de forma mais flexível e "natural". Nas linhas a seguir, saiba tudo sobre os usos da tecnologia e como ela funciona.


O que é um duplex e para que ele serve?


Duplex é uma tecnologia de inteligência artificial que imita aspectos da conversa humana - como interrupções, por exemplo - para criar conversas mais naturais. Lançado em 2018, seu principal objetivo - além de tornar a comunicação mais "humana" - é realizar tarefas diárias práticas de forma mais flexível entre dispositivos móveis.


Assim, a tecnologia pode ser utilizada para diferentes procedimentos. No exterior, por exemplo, você pode usar o Duplex para marcar uma consulta em um salão de beleza. Outra tarefa em potencial é conectar-se com instituições que utilizam inteligência artificial - o que, para parecer mais natural, inclui pausas e intervenções de fala.


Não vai ser usado aqui no Brasil?


Aqui no Brasil, os duplexes - que estão em fase de testes - serão aplicados primeiro em três vertentes. A primeira será conseguir a conexão do Google com as instituições cadastradas no mecanismo de busca para atualizar as informações disponíveis na plataforma. A empresa disse que todos os dias, cerca de 200 chamadas foram feitas para diferentes negócios com o objetivo de atualizar os dados disponíveis no Google.


No entanto, a ideia é que o recurso seja expandido para outros tipos de tarefas. De acordo com o Google, seguindo as medidas anunciadas pela empresa para a eleição de 2022, um objetivo é que seja possível descobrir rapidamente seu local de votação simplesmente perguntando ao Google Assistente - que então usará o Duplex para isso. A novidade será realizada em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e segundo a empresa, o Google Assistente auxilia em todas as etapas relacionadas a essa pesquisa.


Além disso, outra novidade do Duplex que está sendo testada no Brasil é a possibilidade de comprar ingressos de cinema pela web usando tecnologia. O trabalho já está disponível nos EUA e reino Unido, e a ideia é remover a complexidade dessas compras.


Não há expectativas precisas de quando esses recursos serão implantados no país, mas eles podem seguir o calendário eleitoral.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem