Uma nova identidade.
O novo cartão de identificação foi lançado em fevereiro deste ano, ou novo cartão de identificação, para substituir o formulário de documento atual. Uma das mudanças foi a utilização do cadastro individual como número único de identificação para o indivíduo.
Apesar da implementação, os institutos de identificação de todo o país receberam um prazo para a implementação da mudança, que vai até março de 2023.
Qual é o propósito do novo cartão de identificação?
Um dos principais objetivos é padronizar a forma de identificação dos brasileiros para prevenir fraudes. Para se ter uma ideia, por enquanto, uma pessoa pode obter até 27 números de identidade, um para cada estado, mais o Distrito Federal.
“A nova identidade vem com um código QR que pode ser lido rapidamente por qualquer cidadão, facilitando a identificação e autenticação do documento”, disse a secretaria.
A negociação será obrigatória?
Não. A mudança do documento atual para o novo documento será gradual, com o problema editado para o primeiro caminho. O documento atual é válido por até 10 anos para até 60 anos de idade. Aqueles de idade mais alta não precisarão mais de mudanças.
Ou seja, a validade será de cinco anos para crianças de até 11 anos, dez anos para pessoas entre 12 e 59 anos, e não há prazo definido para pessoas entre 60 anos.