Busca e apreensão
Mas as coisas não são feitas há algum tempo! Antes disso, a empresa em situação credora deve notificar a pessoa em dívida com algo desse tipo antes de partir para a apreensão do veículo. Esse é o conteúdo da lei. Este aviso é feito por carta extrajudicial, mas também pode ser feito por um protesto de títulos.
Por isso é muito importante verificar todos os detalhes do veículo antes da compra, pois é só então que podemos verificar se os documentos estão acelerando e há o risco de o veículo estar em processo de busca e apreensão.
Em outras palavras, você precisa verificar a regularidade do documento. Por exemplo, se o veículo está alienado, é um sinal de que há alguma dívida. Permanecerá neste estado até que o valor do financiamento seja pago.
Para ver se está realmente pendente em relação ao veículo, obtenha as informações do Renavam e da placa. Depois disso, basta acessar o site do Detran do estado onde o veículo está cadastrado.
No site, você só tem que seguir estes passos:
- Clique em Veículos.
- Em seguida, em “Restrições de Débito e Pesquisas”.
- Vá para “Veículos de terceiros – débitos, restrições, pesquisas”.
- Notificar Renavam e a placa indicará imediatamente se o sistema está pendente, o que pode impedir a venda do veículo. Por exemplo, como quando ele é alienado.