Ao tentar acessar um dos canais, o cliente viu uma mensagem que dizia “Em breve”. Segundo relatos, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, serviços presenciais, agências bancárias também sofreram instabilidade, e até desligaram o ar à tarde.
Um usuário postou isso: “O Santander ficou no ar o dia todo!!! Mude a propaganda! Hoje, o que podemos fazer por você? O básico (porque você não faz). Aplicativos, sites e distribuidores estão todos fora do ar? Tenho que pagar a conta!
A resposta do banco aos clientes sobre a instabilidade foi que houve uma inundação no canal, mas o verdadeiro problema ainda não foi revelado. Nesse sentido, o Santander disse em nota que o sistema estava se recuperando. Cheque:
“O Santander está nos informando que os serviços estão se recuperando gradualmente após o impacto da instabilidade do sistema que ocorreu na segunda-feira, 25. Os bancos lamentam profundamente o inconveniente aos clientes que são reembolsados por taxas motivadas pela indisponibilidade”, disse.
Os clientes bancários que tiveram problemas de juros devido à instabilidade devem entrar em contato com seu banco para solicitar indenização.
Alguns clientes começaram a considerar um ataque hacker à empresa, mas nenhuma especulação foi confirmada. Outra hipótese levantada foi o problema do mainframe do banco, uma rede que suporta milhares de aplicações.