Confira qual é a idade mínima e quais são os requisitos para receber pagamento mensal de R$ 1.212 mil pelo BPC.



O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um programa que garante às famílias de baixa renda um pagamento mensal do salário mínimo. Para isso, pelo menos um idoso com mais de 65 anos ou uma pessoa com deficiência deve estar presente na composição.


Conforme estipulado na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o BPC não exige contribuição prévia ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social e Previdenciário). No entanto, além do cadastro ativo no Cadastro Único (CadÚnico), a família deve ter renda mensal de até 1/4 do salário mínimo por pessoa.


Idade mínima para receber


Como mencionado anteriormente, os idosos que solicitam benefícios devem ter pelo menos 65 anos de idade. Essa regra não existe no caso de pessoas com deficiência que possam ser consideradas em qualquer idade.


Neste segundo caso, o cidadão passa por uma avaliação médica e social para comprovar sua condição. A deficiência é entendida como um estado de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que "dificulta ou dificulta a participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com os outros".


Como solicitar o BPC?


O BPC pode ser solicitado por uma agência da Previdência Social, telefone 135 (Call Center do INSS), ou no aplicativo Meu INSS. Em caso de dúvida, os interessados podem procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), que ele registrou no CadÚnico.


Para solicitar benefícios no aplicativo Meu INSS, siga estes passos:


  • Baixe a ferramenta (disponível para Android e iOS).
  • Toque na opção "Agenda/Solicitação".
  • Clique em Novo Aplicativo.
  • Selecione o serviço desejado.
  • Pressione "Atualização".
  • Confirme os detalhes do contato e clique em "Próximo".
  • Insira as informações solicitadas para preencher o pedido.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem