Os congressistas justificam que cerca de 85% dos compradores desse tipo de veículo pertencem às classes C, D e E.
“De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas e outros, as motocicletas cresceram 76% nos últimos anos, com uma taxa global de crescimento da frota de 66%, quase dobrando o número de motocicletas de propriedade de uma década atrás. Esses dados mostram a força e importância que esse instrumento ganhou na vida dos brasileiros”, defendeu Chico Rodrigues.
A opinião do apresentador, Messias de Jesus, foi favorável, e o projeto foi comprovado no Senado Federal. Agora, o texto vai para promulgar.
Decisões do Estado
Como os IPVAs são definidos por cada estado, a aprovação do projeto pode não ter o efeito prático esperado. Para os relatores, a postura do Senado “estimula a unidade e a adoção por outras organizações”.
“Entendemos que a presença de resoluções não substitui a lei estadual na fixação de alíquotas, e que mesmo que a fixação a zero sirva apenas como piso para incidência e não seja obrigatória para as organizações locais, sua adesão pelo Senado estimulará a unidade e a adoção por outras organizações”, disse.