Esse interesse beneficiário inclui trabalhadores que exercem atividades de trabalho em situações insalubres ou perigosas que podem prejudicar sua saúde ou integridade física ao longo do tempo. É o caso, por exemplo, de pessoas que agem sob exposição a drogas nocivas.
Para esses segurados, os lucros são liberados mais cedo como forma de compensar os riscos e evitar o surgimento dessas consequências.
Idade para solicitar aposentadoria especial
O pagamento pode ser solicitado após 15, 20 ou 25 anos de atividades especiais, dependendo do tipo. Aqui estão alguns exemplos de ocupações:
Aposentadoria especial de 15 anos: Triturador;Carregador de Rocha; Duger;Choqueiro;Mineiro Subterrâneo;Operador de Triturador de Rochas Subterrâneas.
Aposentadoria especial de 20 anos: Extrator de fósforo branco; extrator de mercúrio; fabricante de tinta; fundição de chumbo; moinho de rolamento de chumbo; carregador de explosivos; bombeiro.
Aposentadoria especial de 25 anos: Aerobiário; Serviços de Pista Aérea; Auxiliar de Enfermagem; Auxiliar de Tingimento; Bombeiro; Cirurgião; Cortador Gráfico; Dentista; Enfermeiro; Scaffopathist; Motorista de Trem; Médico; Mergulhador; Metalurgia; Punch; Pistol Painter e muitos outros.
Como solicitar benefícios?
A aposentadoria especial pode ser solicitada na Internet, https://meu.inss.gov.br ou no Meu INSS. O interessado deve acessar o menu “Agendamento/Aplicativo”, opção “Novo aplicativo” e proceder com a solicitação.
A comprovação das atividades especiais deve ser elaborada mediante a apresentação de documentos como o Perfil Do Especialista em Previdência Social (PPP) ou o Relatório Técnico sobre Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT).