Aposentadoria especial do INSS; Você tem direito? Veja como solicitar

Imagem: Reprodução/Google




A aposentadoria especial é um dos benefícios pagos pelo INSS (Instituto Nacional de Pesquisas Previdenciárias) aos trabalhadores do país. As modalidades, por exemplo, não dependem apenas do tempo, portanto as regras de aposentadoria diferem ligeiramente dependendo da idade.


Esse interesse beneficiário inclui trabalhadores que exercem atividades de trabalho em situações insalubres ou perigosas que podem prejudicar sua saúde ou integridade física ao longo do tempo. É o caso, por exemplo, de pessoas que agem sob exposição a drogas nocivas.


Para esses segurados, os lucros são liberados mais cedo como forma de compensar os riscos e evitar o surgimento dessas consequências.


Idade para solicitar aposentadoria especial


O pagamento pode ser solicitado após 15, 20 ou 25 anos de atividades especiais, dependendo do tipo. Aqui estão alguns exemplos de ocupações:


Aposentadoria especial de 15 anos: Triturador;Carregador de Rocha; Duger;Choqueiro;Mineiro Subterrâneo;Operador de Triturador de Rochas Subterrâneas.


Aposentadoria especial de 20 anos: Extrator de fósforo branco; extrator de mercúrio; fabricante de tinta; fundição de chumbo; moinho de rolamento de chumbo; carregador de explosivos; bombeiro.


Aposentadoria especial de 25 anos: Aerobiário; Serviços de Pista Aérea; Auxiliar de Enfermagem; Auxiliar de Tingimento; Bombeiro; Cirurgião; Cortador Gráfico; Dentista; Enfermeiro; Scaffopathist; Motorista de Trem; Médico; Mergulhador; Metalurgia; Punch; Pistol Painter e muitos outros.


Como solicitar benefícios?


A aposentadoria especial pode ser solicitada na Internet, https://meu.inss.gov.br ou no Meu INSS. O interessado deve acessar o menu "Agendamento/Aplicativo", opção "Novo aplicativo" e proceder com a solicitação.


A comprovação das atividades especiais deve ser elaborada mediante a apresentação de documentos como o Perfil Do Especialista em Previdência Social (PPP) ou o Relatório Técnico sobre Condições Ambientais de Trabalho (LTCAT).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem