A Caixa Econômica Federal creditou as duas primeiras parcelas do auxílio-caminhoneiro na terça-feira, 9, na semana passada. Cerca de 900 mil cargueiros autônomos receberão R$ 2.000, metade delas relacionadas à cota de Agosto e a outra metade à retrospectiva de Julho.
Os benefícios vieram de uma emenda constitucional aprovada pelo Parlamento no mês passado. O documento destina recursos para a criação de novos auxílios para caminhoneiros e taxistas, bem como para a ampliação dos vales-auxílio e gás brasileiros.
Como consultar e retirar?
Oficialmente denominada BEm-Caminhoniro, essa regalia foi creditada à poupança digital criada em nome dos trabalhadores no aplicativo Tem Box. Para descobrir os valores, basta baixar a ferramenta, criar um cadastro e clicar em “Extrair”.
Ao selecionar a opção “Declaração futura”, o especialista também pode obter informações sobre o próximo parcelamento da assistência. Além disso, há quatro cotas de R$1.000 com depósitos mensais até dezembro.
A Caixa Tem oferece serviços como pagamento de contas e vouchers, transferência de dinheiro via Pix, carregamento móvel, fazer compras com cartões virtuais e sacar em lotéricas e terminais de autoatendimento.
Quem se qualifica?
Até 31 de Maio de 2022, você pode receber assistência de transportadores autônomos cadastrados no Registro Nacional de Transportadores rodoviários de Cargas (RNTRC). Também é necessário que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e CPF sejam válidos.
Os caminhoneiros que recebem pensão por morte, invalidez ou auxílio-reclusão não têm direito à deportação.
Calendário de auxílios ao caminhoneiro
Veja o calendário completo de pagamentos.