FGTS vai pagar R$ 10 mil para algumas pessoas? Confira quem tem o direito de solicitar a revisão do FGTS.

Imagem: Reprodução/Google




A revisão do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) visa aplicar o saldo do fundo, indicador favorável aos trabalhadores que possuem valores na conta consolidada. Portanto, a estratégia é substituir a taxa referencial (TR) por um índice que possa acompanhar corretamente a inflação.


Portanto, de acordo com a Constituição Federal, essa taxa é o principal indicador da emenda monetária do FGTS.


Quem pode solicitar uma revisão do FGTS?


Em teoria, a taxa de referência deve monitorar o progresso da inflação, mas isso não acontece. Portanto, os valores disponíveis no fundo não são ajustados como deveriam.


Portanto, as propostas de alteração da taxa referencial que desencadeariam as revisões do FGTS estão atualmente considerando o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) como uma possível alternativa. No entanto, as autoridades judiciais brasileiras ainda possuem um embargo aos seus procedimentos.


Portanto, o trabalhador que tem carteira assinada desde 1999 e em algum momento saca o valor do FGTS tem direito a solicitar uma revisão de valor. Portanto, embora essa revisão de valor possa chegar a R$10.000, deve-se ressaltar que os processos judiciais foram suspensos e estão sob análise do Supremo Tribunal Federal (STF).


Como funciona a revisão?


Primeiro, o STF precisa alterar a taxa de correção do FGTS para que os trabalhadores possam prosseguir com a ação judicial. Portanto, essa decisão deverá ser anunciada no segundo semestre de 2022.


Portanto, o julgamento deve ocorrer a qualquer momento, tendo em vista que só é necessário adicionar um tema à agenda ou agenda do Ministro. Portanto, os trabalhadores que trabalharam de 1999 até o período atual podem solicitar uma revisão do valor do FGTS. A lei entende que esses trabalhadores sofreram danos com a aplicação da taxa de referência porque não houve ajuste igual ao valor disponível para cada pessoa.


Além disso, segundo especialistas da área do trabalho, é importante realizar esse processo sob a orientação de um advogado. Isso porque é necessário avaliar se a revisão é favorável ao especialista ou não, por isso nem sempre vale a pena receber.


Como ver quais valores do FGTS estão disponíveis?


Você pode consultar a declaração do FGTS através do aplicativo disponível para Android e iOS. Além disso, é possível acessar o site ou pedir para ir às distribuidoras da Caixa Econômica.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem