Governo vai PREMIAR motorista sem multa a partir de Setembro; Confira como funciona

Imagem: Reprodução/Google




O secretário de Transportes, Frederico Carneiro, disse em entrevista a ser lançada em Setembro que o chamado "cadastro positivo de motoristas". Para isso, os motoristas que não foram multados nos últimos 12 meses podem receber descontos, incentivos e benefícios.


As inscrições podem ser feitas no site da Secretaria ou no aplicativo Carteira de Trabalho digital. Esse benefício só se aplica àqueles que não cometeram infração no prazo de um ano.


Carneiro citou a Secretaria de Transportes de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), que a partir do próximo ano oferecerá renovações de CNH com 20% de desconto para motoristas com cadastro positivo.


"Existem empresas de estacionamento que oferecem cashback, créditos para o motorista usar no estacionamento rotativo se o motorista estiver registrado positivamente, e conversamos com seguradoras e locadoras de veículos para fornecer esses benefícios. Até setembro, disponibilizaremos as ferramentas para que os motoristas se cadastrem positivamente com uma carteira de habilitação digital", disse o secretário.


Prêmio por boa conduta no trânsito


Os motoristas que não cometerem infrações de trânsito são recompensados por suas boas ação. No entanto, essa etapa não acontece automaticamente, então você precisa expressar seu desejo de apoiar o cadastro positivo.


O processo de participação do motorista ainda é regulamentado pela Secretaria Nacional de Transportes (Senatran), avançando passo a passo o que os motoristas devem fazer para serem premiados e beneficiados. Também precisa definir como as consultas serão realizadas pelo poder público e organizações privadas parceiras.


Benefícios oferecidos a excelentes motoristas


Segundo o Senador, os lucros oferecidos aos motoristas vêm principalmente de órgãos governamentais e podem oferecer descontos e reduções de taxas e impostos, especialmente os cobrados pelo Detrans do país.


"Dentro do setor privado, os descontos e concessões podem ser ainda maiores. Por exemplo, uma seguradora de veículos contratados pode cobrar prêmios diferenciados para motoristas inscritos em um cadastro positivo. As locadoras de carros podem oferecer tarifas e descontos para esses motoristas positivos. Também temos outras opções, como descontos nos pedágios das rodovias e rodízio de taxas de estacionamento", disse Carneiro.


No entanto, o motorista também deve estar ciente de situações que podem excluí-lo do cadastro positivo. Os principais incluem cometer uma infração, suspender ou revogar a CNH, ou se o motorista está cumprindo pena de liberdade restritiva.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem