Aposentados, pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social e Previdenciário), e os inscritos no Benefício de Prestação Continuada (BPC) que ganham um salário mínimo de 1 terão início a receber a partir desta quinta-feira (25).
Para quem tem um salário mínimo, o calendário de pagamento é liberado primeiro. Se você receber seu pagamento acima do piso nacional, seu pagamento será cancelado a partir de 1º de Setembro.
O INSS libera a folha de pagamento de acordo com o último número de benefício (número que precede o rastreamento).
Confira as datas para quem vai receber o salário mínimo
Final 1: Recebe dia 25 de Agosto ( Quinta-Feira);
Final 2: Recebe dia 26 de Agosto (sexta-Feira);
Final 3: Recebe dia 29 de Agosto (Segunda-Feira);
Final 4: Recebe dia 30 de Agosto (Terça-Feira);
Final 5: Recebe dia 31 de Agosto (Quarta-Feira);
Final 6: Recebe dia 1 de Setembro (Quinta-Feira);
Final 7: Recebe dia 2 de Setembro (Sexta-Feira)
Final 8: Recebe dia 5 de Setembro (Segunda-Feira);
Final 9: Recebe dia 6 de Setembro (Terça-Feira);
Final 0: Recebe dia 8 de Setembro (Quinta-Feira).
Veja as datas para quem recebe mais de um salário mínimo.
- Final 1 e 6: Recebe dia 1º de Setembro (Quinta-Feira);
- Final 2 e 7: Recebe dia 2 de Setembro (Sexta-Feira);
- Final 3 e 8: Recebe dia 5 de Setembro (Segunda-Feira);
- Final 4 e 9: Recebe dia 6 de Setembro (Terça-Feira);
- Final 5 e 0: Recebe dia 8 de Setembro (Quinta-Feira).
O INSS permite que o segurado verifique a data de pagamento através de uma central de atendimento, telefone 135. Nesse caso, você deve inserir o número do CPF e outros dados.
As consultas também podem ser realizadas no site ou aplicativo do Meu INSS. Neste caso, tudo o que você precisa fazer é clicar em “Fatura”.
O INSS alterou o atendimento nos seus canais de atendimento
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fez alterações na central telefônica 135 e no seu aplicativo/portal Meu INSS. Sua intenção é promover o acesso aos trabalhadores e beneficiários. Anteriormente, segundo os municípios, havia diferenciação entre os serviços que levantavam questões durante as consultas de informação.
De acordo com o INSS Sguidelines, a pessoa tinha que clicar em “Atualizar Dados cadastrais” antes de acessar e atualizar as informações através de um site ou aplicativo.
Se você queria atualizar informações sobre pessoas que já estavam recebendo benefícios, você tem que clicar em Atualizar Dados de Benefícios. Para facilitar esse tipo de serviço, o INSS fez uma uniformidade, agora basta clicar em “Registro e/ou Renovação de Lucros”. Assim, por exemplo, pode ser possível incluir dados perdidos ou conter informações conflitantes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) e/ou benefícios.