FINANÇAS BRASIL

Últimas Notícias

Arraste para o lado e veja mais...

Nenhum herdeiro? Veja o que acontece com a herança nesses casos; Confira o que diz a Lei.

Compartilhe

Imagem: Reprodução/Google



Perder alguém em sua família é um momento doloroso, mas você precisa tomar alguma ação imediatamente. Um deles é o inventário, que é um passo essencial para compartilhar as mercadorias corretamente. Mas e se essa pessoa não tiver herdeiros? Com quem é a herança?


A lei considera isso uma relação de pessoas. Entre eles estão todos os que são considerados herdeiros legais. Ou seja, uma pessoa que deve tomar a propriedade do falecido em virtude de seus direitos.


Nenhum herdeiro? Entenda como é a divisão dos bens


Em primeiro lugar, herdeiros são descendentes do falecido, como filhos e netos, e também pais e avós, além de cônjuges e irmãos, tios e primos. Você deve obedecer às ordens estabelecidas por lei.


Se uma pessoa morre e não tem herdeiros, o primeiro passo é a chamada “herança”. É quando as mercadorias são coletadas e um curador é escolhido para cuidar de todos eles. Enquanto isso, a busca por possíveis herdeiros está acontecendo.


Se não há herdeiros depois disso, é a chamada “herança vaga”. É quando os bens da pessoa falecida são direcionados para instituições públicas.


Mesmo que isso aconteça, o herdeiro final tem até cinco anos para reivindicar a propriedade. Ou seja, após esse período, o direito ao que o falecido deixou para trás não está mais lá, e toda herança é confiada ao Estado.


No entanto, uma opção para pessoas sem herdeiros legais é deixar um testamento com uma declaração de todas as vontades em vida, na partilha de bens. Por exemplo, seja para uma pessoa especial ou para uma instituição ou uma corporação. 

Clique para Compartilhar
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
WhatsApp
Telegram
Email

Posts Relacionados

Arraste para o lado e veja mais...