Bolsonaro disse em sua conta no Twitter que este foi o terceiro corte anunciado nos últimos dias. Ele acrescentou: “Em breve teremos uma das gasolinas mais baratas do mundo.” Vale lembrar que o presidente recebeu algumas críticas pelo preço do combustível e tentou resolver a situação.
Preços da gasolina reduzidos em 4,8%
Na última Segunda-Feira (15), a Petrobras anunciou um corte de 4,8% nos preços da gasolina, o terceiro em menos de um mês. Desde então, com a mudança, o combustível custará, em média, R$3,53 por litro.
A queda nos preços dos combustíveis é uma das principais apostas da campanha de reeleição do presidente. Além disso, Bolsonaro investiu na criação e ampliação de projetos sociais de transferência de renda, o que, segundo políticos da oposição, é uma forma de atrair eleitores.
Preço de mercado do Brasil supera paridade de importação calculada pela Abicom
Desde o final de Junho, os preços de mercado no Brasil superaram a paridade de importação calculada pela Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), mas dois cortes já foram anunciados em Julho.
A recessão do petróleo foi usada pela empresa como dispositivo para justificar a redução do preço do diesel duas vezes em agosto. Esse produto foi o produto com menor impacto do corte de impostos, já que a maioria dos estados brasileiros já tinha alíquotas abaixo dos limites estabelecidos pelo legislativo.