Quanto tempo leva para o nome ficar sujo no SPC ou Serasa? Saiba mais

Imagem: Reprodução/Google




Muitas pessoas estão se perguntando se o nome está sujo, ou seja, se o pagamento da dívida fica negativo após um dia de atraso. A boa notícia é que isso não vai acontecer.


Em geral, a empresa se reserva o direito de enviar o nome do devedor para o SPC ou Serasa assim que encontrar qualquer pagamento em atraso no primeiro dia. No entanto, a agência costuma notificar o devedor com antecedência e lhe dá a oportunidade de pagar a dívida para que ele não tenha um nome sujo.


Quanto tempo leva para um nome se sujar?


Em geral, a janela de tempo entre a notificação do órgão e a alteração negativa muda o estado. A média é de 10 dias, explica a gerente da Celsa, Arlene Maciel.


Outro ponto importante é que as empresas credoras costumam esperar alguns dias antes de enviar o nome do devedor para o órgão de proteção. O prazo varia de acordo com a política interna de cada empresa.


Como saber se o nome está sujo?


Para saber se o nome está sujo, o cidadão deve consultar o CPF  Serasa ou SPC. É importante ressaltar que pessoas com nomes negativos têm dificuldade em obter crédito ou empréstimos no mercado.


Por fim, devido ao pagamento da dívida, os credores terão até cinco dias úteis para retirar o nome do consumidor da lista de negativados do Serasa e SPC.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem