14º salário do INSS: ESTE é o valor que os aposentados poderão receber; Confira

Imagem: Reprodução/Google





Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) estão ansiosos para liberar o 14º salário. Mais recentemente, a medida voltou à Câmara dos Deputados, aumentando a ansiedade dos segurados que sofreram com o aumento dos preços das commodities diante da inflação. Muitos veem o interesse como uma oportunidade para melhorar os recursos financeiros e sair da zona vermelha.


Qual é o valor do 14º salário do INSS?


O projeto de lei que trata da liberação do 14º salário do INSS para aposentados e pensionistas estabelece diferentes faixas de valores para pagamentos aos segurados. Quem receber o salário mínimo, hoje ao preço de 1.212 reais, receberá o mesmo valor em caso de liberação do subsídio adicional.


Por outro lado, aqueles que recebem acima do piso nacional, haverá um aumento calculado com base na diferença paga no papel em frente ao teto do INSS, que não é mais do que o valor máximo pago pelo INSS, atualmente na faixa de R$7.087,22.


De acordo com a proposta em tramitação, o valor máximo que cada beneficiário pode receber pelo décimo quarto salário não pode exceder dois limites de salário mínimo, atualmente no valor de 2.424 reais. A conta utilizada é semelhante à aplicada nas contas do 13º salário do INSS. Deve-se notar que os valores considerados são baseados no Salário Mínimo de 2022.


Mas, afinal, quando será pago o 14º salário?


Acompanhe os procedimentos do projeto de lei que pode emitir o tema no Congresso Nacional. Após a aprovação da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados, foi criada uma comissão especial, que se pronunciaria sobre o assunto antes de enviá-lo ao Senado Federal, local da segunda etapa da tramitação.


Se conseguir a aprovação das duas casas, o procedimento irá então para o Palácio do Planalto, onde o presidente será responsável por aprovar ou se opor à proposta. Enquanto isso não acontece, um novo grupo de aposentados receberá o pagamento do 13º salário em novembro, no caso daqueles que começaram a receber benefícios entre maio e junho deste ano.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem