Atenção! Vale gás volta apenas em Outubro; Entenda

Imagem: Reprodução/Google




Na verdade, as atenções estão voltadas para o auxílio brasileiro de 600 reais e sua manutenção em 2023. No entanto, outro benefício importante é a Vale Gás, que repassa um valor para ajudar a comprar gás de cozinha.


A última rodada foi concluída em 22 de agosto, então os beneficiários já estão procurando notícias sobre o próximo pagamento.


No entanto, é importante alertar que este mês não teremos um novo saldo da Vale Gás. Siga a leitura e entenda o porquê.


Vale Gás não terá pagamentos em setembro


Primeiro, precisamos explicar como o Vale do Gás funciona.


Para quem não seguiu, o interesse do governo federal existe desde o final de 2021.


Além disso, a lei originalmente exige que um valor equivalente a 50% do preço médio nacional do gás de cozinha seja aprovado a cada 2 meses.


Ou seja, o cálculo dos preços é realizado pela Agência Nacional do Petróleo (ANP). Assim, para determinar o valor da conversão, a ANP publica mensalmente, até o décimo dia útil do mês, o valor médio dos seis meses anteriores indicando o preço nacional de um pacote de GLP de 13kg.


Assim, dado o exposto, o que reforça que o benefício deve ser pago apenas a cada dois meses, e após a última rodada foi em agosto, temos novo crédito apenas em outubro.


Qual valor será  pago em outubro?


O Ministério da Cidadania ainda não revelou o valor a ser calculado, como é calculado pela média dos meses anteriores, como mencionamos.


No entanto, o que já se sabe é que o transporte será maior: teremos a continuidade do vale do gás duas vezes.


Como assim? Nós explicamos.


Com a aprovação da chamada PEC para o estado de emergência, além de aumentar o auxílio brasileiro para 600 reais, também se tornou possível obter o acréscimo à Vale Gás.


Assim, o transporte não é mais 50% do preço médio nacional do gás de cozinha e passa a ser 100% do preço médio do produto. Por exemplo, em agosto, o valor era de 110 reais.


No entanto, deve-se notar que esse aumento não é permanente. Assim, os aumentos são aplicados em parcelas agosto, outubro e dezembro de 2022.


Assim, se novas medidas não forem anunciadas, a partir de 2023, o crédito volta ao nível de 50%.


Calendário vale a gás 2022


Em suma, deve-se notar que a Vale Gás utiliza o mesmo calendário aplicado ao programa brasileiro de auxílio, com transferências realizadas pela Caixa Econômica Federal.


Em seguida, siga os próximos lotes do vale do gás duplo.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem