Um dos sonhos de grande parte da população brasileira é ter seu próprio carro ou motocicleta. É possível realizar esse sonho financiando o veículo.
Comprar um veículo, seja um carro ou uma motocicleta, requer planejamento, pois é uma aquisição de valor considerável. Em primeiro lugar, é importante levar em conta que existem várias modalidades de financiamento.
Como financiar um veículo?
Existem várias maneiras de financiar um veículo, eles são:
Em caso de inadimplência, a instituição toma posse do veículo e o cliente perde o direito de receber o saldo investido.
Crédito direto ao consumidor
Funciona como um empréstimo, o banco disponibiliza o crédito junto com a taxa de juros fixa sobre o valor total. Assim, a taxa permanece durante o contrato e o veículo permanece vinculado até que seja pago.
Esta é a modalidade mais inovadora, pois através dela é possível participar de um grupo de compradores com o objetivo comum de comprar um veículo. Existem empresas especializadas para gerenciar esses grupos, a fim de garantir o recebimento a todos que têm as parcelas em dia.
Portanto, para quem escolhe essa modalidade, é importante saber que a parcela do consórcio é semelhante à oferta do carro.
5 melhores bancos para financiar um veículo
Banco do Brasil (BB)
O financiamento pelo Banco do Brasil é exclusivo para clientes da instituição financeira. Além disso, os correntistas têm descontos especiais se optarem por contratar o SEGURO BB Auto, juntamente com o financiamento.
O procedimento é simples e pode ser feito pelo aplicativo do banco. Por meio da plataforma, é possível obter as condições disponíveis para financiamento, como taxas de juros que são de 1,99% ao mês.
Santander
As taxas são de 1,92% ao mês e os financiamentos podem ser divididos em até 60 meses.
Bradesco
Apenas os correntistas do Bradesco podem fazer o financiamento e as condições do contrato são personalizadas, visando as possibilidades de cada cliente. Nessa modalidade, o processo é submetido à análise de crédito, ou seja, um baixo escore pode afetar a aprovação do financiamento.
As taxas de juros são consistentes com o mercado, sendo 1,97% ao mês. Assim, as formas de pagamento fornecidas pelo Bradesco são débito direto em conta corrente ou boletos.
Itaú
No Itaú, o financiamento do veículo pode ser solicitado por qualquer pessoa, basta acessar o portal do banco e simular a operação. É possível financiar carros novos e usados.
Caixa Econômica Federal (CEF)
Na Caixa é possível financiar o veículo em até 80% do valor total. Além disso, as taxas de juros são pré-fixadas, a partir de 1,49% ao mês e sem taxas adicionais
A vantagem de optar por financiar a Caixa é poder financiar carros e motocicletas, além de poder dividir o valor em até 60 meses.
Mas, vale ressaltar que para financiar um veículo usado os modelos devem ter menos de 10 anos de fabricação.