Quem cuida de parente doente tem direito ao Auxílio-Doença? Saiba mais

Imagem: Reprodução/Google




O Auxílio-Doença é um benefício pago pelo INSS, para trabalhadores que adoeceram ou sofreram acidentes, e não conseguem exercer suas atividades profissionais. No entanto, há situações em que um familiar doente também impossibilita que outra pessoa trabalhe, pois precisa de cuidados. Nesses casos, é possível receber o Auxílio-Doença para acompanhar o familiar doente? Descubra abaixo.


Quem cuida de um parente doente tem direito ao Auxílio-Doença?


Hoje, não há nenhum benefício previsto em lei para esta situação. No entanto, existe a Licença por doença presencial da família, benefício exclusivo dos servidores públicos federais, legalmente previsto (art. 83 da Lei 8.112/90). 


E inspirado por esta lei, há auxílio-doença parental. Estima-se a liberação de licença remunerada em favor do cuidador do doente da família, o tempo necessário. No entanto, o auxílio-doença é um benefício previsto no Projeto de Lei 286/2014, de autoria da senadora Ana Amelia.


Legalmente, o benefício não existe no Regime Geral de Previdência Social. No entanto, já existem algumas decisões judiciais favoráveis e um projeto de lei que está no Congresso.


Se o projeto for aprovado, será necessário acrescentar no art. 63-A a Lei 8.213/91, o seguinte artigo:


Imagem: Seucréditodigital


No entanto, atualmente para obter o Auxílio-Doença, será necessário iniciar um processo judicial, através do Judiciário.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem