Em Setembro, os beneficiários do auxílio-gás, ou simplesmente vale-alimentação, não receberão os valores. Isso porque o pagamento é feito a cada dois meses, e neste ano de 2022, foi pago nos meses pares do ano. Portanto, a próxima parcela do direito será em Outubro.
Assim como no pagamento do auxílio brasileiro, de acordo com o calendário oficial, que leva em conta o fim do número de identificação social (shekel), os valores para outubro serão liberados na segunda quinzena, a partir de 18 de outubro.
Qual é o valor do vale gás de Outubro?
Assim como em agosto, devido à aprovação da proposta de emenda à Constituição (PEC) – aprovada pelo Congresso em 14 de julho –, o pagamento do vale-gás será integral de R$ 110, uma referência à lata de gás liquefeito de petróleo (GLP).
De acordo com o portal G1, o vale-gás foi pago no valor total de 110 milhões de ba a 5,6 milhões de domicílios. Deve-se notar que o valor é resultado de uma média nacional de venda de uma lata de 13 kg.
Calendário de pagamento do vale-gás para o final de 2022
O calendário depende do final do NIS do beneficiário. Desta forma, ele segue o seguinte:
Quem tem direito ao vale gás?
O vale-gás é pago às famílias que:
- Eles estão registrados no Cadastro De Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), no qual a renda familiar mensal per capita é igual ou inferior a metade do salário mínimo (US$ 606);
- Entre seus membros, residentes no mesmo domicílio, está uma pessoa que recebe o benefício de benefício continuado da assistência social, que fornece um salário mínimo mensal para pessoas com deficiência e para idosos com 65 anos ou mais, desde que prove que não tem outros meios de prover sua própria manutenção ou família;
- Ter “mulheres vítimas de violência doméstica sujeitas ao monitoramento de medidas de proteção urgente”, e pagar auxílio sob a lei e, preferencialmente, pagar esse grupo.
Como é feito o pagamento do vale gás ?
O vale-gás é pago em dois meses do ano, juntamente com partes do auxílio brasileiro. Ambos os pagamentos seguem um calendário feito com base no fim do Número de Identificação Social (NIS).
O benefício pode ser obtido utilizando o cartão e senha utilizados no Brasil Aid, podendo ser aplicado nas casas lotéricas correspondentes, Caixa Aqui e postos de autoatendimento. Além disso, o auxílio-gás pode ser pago através da Conta Poupança Social Digital (Caixa Tem).