Essas rendas extras proporcionadas aos benefícios proporcionados pelo governo federal visam aliviar as dificuldades sofridas por esse segmento de cidadãos brasileiros.
Existem vários programas que proporcionam benefícios complementares às famílias de baixa renda. Alguns de formas mais pontuais, como assistência a mulheres grávidas ou lactantes.
Outros podem durar um pouco mais e serem estabelecidos pelo status diferenciado de certas famílias, como o auxílio esportivo escolar.
Benefícios para jovens atletas
O Auxílio Esporte Escolar é um dos nove principais benefícios oferecidos às famílias que integram os beneficiários do auxílio Brasil. Está fora do núcleo básico das modalidades, incluindo a primeira infância, a estrutura familiar e a superação da pobreza extrema.
Essa vantagem destina-se a jovens de 12 a 17 anos que se dedicam à prática competitiva do esporte em nível escolar. Foi criado como uma forma de estimular o desempenho esportivo de atletas que vêm de situações de vulnerabilidade imediata.
Os pagamentos do Auxílio Esporte Escolar são feitos por parcelas mensais de 100 de 12 a 12 pagas às famílias de jovens atletas e um pagamento parcelado único de R$1000.