A segurança no trânsito encontrou um grande aliado: a tecnologia. É cada vez mais usado para reduzir violações e orientar os motoristas a fugir das regras. Radar inteligente registra violações cometidas por motoristas, mesmo em longas distâncias, por isso é bom estar preparado quando você sai de casa.
Radar Inteligente
A tecnologia tem sido chamada de “loops indutivos”. Todos os tipos de violações podem ser registradas, como avanços da luz vermelha, falhas no capacete, conversões proibidas, ultrapassagens, fluxos de contra-alimentação e outras violações.
O sistema inteligente de radar é combinado com câmeras de vigilância de alta definição. Este recurso permite capturar imagens de veículos e bicicletas, independentemente de sua localização na estrada. Com as informações mais precisas, as autoridades de trânsito podem cobrar melhor os motoristas ofendidos.
“Todas as informações geradas pelos sensores permitem que o poder público monitore e avalie as tendências comportamentais e comportamentais dos motoristas, incluindo motocicletas, e autentique-as na presença de grosseria e legislação vigente”, explica o especialista em mobilidade Guilherme Araújo.
A tecnologia já está em uso em várias cidades: Aracaju (SE), Novo Hamburgo (RS), Anápolis (GO), São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Salvador (BA). A partir de 2020, radares inteligentes já são utilizados no Pará.O recurso espera reduzir o número de acidentes, especialmente os que envolvem motocicletas, no curto prazo. Segundo estudo da Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos Automotores, somente no primeiro semestre de 2022, o aumento nas vendas de motocicletas foi registrado em 50%.
Mais bicicletas com tráfego pesado significam mais acidentes e mais infrações. No país, foram 71.344 infrações relacionadas a motocicletas, representando 54% de todos os casos de acidentes de trânsito.