Segundo a Caixa Econômica Federal, 700 mil beneficiários do auxílio brasileiro solicitaram um empréstimo consignado no programa social. Assim, essas famílias conseguiram atingir o valor médio de R$ 2.600,00.
Portanto, a redução de todos os empréstimos contratados começará até o dia 31 deste mês, para a folha de pagamento do auxílio brasileiro em novembro. De acordo com a Caixa, o valor líquido das parcelas estará disponível para consulta nos aplicativos Auxílio Brasil e Caixa Tem a partir de 8 de novembro.
Auxílio brasil de R$ 600
A ajuda brasileira ao reire 600,00 tornou-se possível através da proposta de emenda à Constituição (PEC) para sempre e foi uma das principais apostas do governo Bolsonaro para a reeleição. Assim, o aumento de 200,00 reais começou em agosto e só vale até dezembro deste ano.
Além disso, no orçamento de 2023, apenas o valor antes do aumento deverá ser corrigido pela inflação, chegando a 405,00 reais por família no próximo ano.
Bancos que estão oferecendo o consignado
Segundo o Ministério da Cidadania, 12 bancos foram autorizados a disponibilizar a Empresa Brasileira de Ajuda:
- Caixa Econômica Federal;
- Banco Agibank;
- Banco Crefisa;
- Banco Daycoval;
- Banco Pan;
- Banco Safra;
- Capital Consig Sociedade de Crédito Direto;
- Facta Financeira;
- Pintos S/A Créditos;
- QI Sociedade de Crédito Direto;
- Valor Sociedade de Crédito Direto S/A; e
- Zema Financeira.
Assim, na Caixa, a folha de pagamento do auxílio brasileiro pode ser paga em até dois anos, em 24 parcelas mensais e consecutivas. Sendo que o valor será liberado na Caixa Tem no prazo de dois dias úteis após a aprovação do crédito.
No entanto, se o beneficiário perder o direito ao auxílio brasileiro até que a folha de pagamento seja paga integralmente ainda, a dívida permanece em seu nome.