Apenas alguns anos atrás, ninguém teria acreditado que as TVs de tubos se tornariam obsoletas ou que os carros abandonariam combustíveis fósseis e lentamente dariam lugar a veículos elétricos. Da mesma forma, parece impensável hoje pensar que os smartphones estão condenados à extinção. Mas apostar nisso é nada menos que o bilionário da tecnologia Bill Gates.
Tatuagens Eletrônicas
Mas Gates citou especificamente uma empresa chamada Chaotic Moon, que está desenvolvendo protótipos que empregam biotecnologia para coleta de dados médicos e análise corporal em tempo real. Embora esses dispositivos estejam em estágio protótipo, eles já podem monitorar a frequência cardíaca, pressão arterial, oxigênio no sangue e vários outros sinais vitais.
Uma tatuagem consiste em um circuito impresso que é temporariamente aplicado à epiderme, e um sensor fino e rastreador que fornece uma tinta especial que pode conduzir eletricidade. Os humanos que incorporarem esses dispositivos serão praticamente ciborgues com microprocessadores conectados diretamente ao corpo para diagnósticos precisos e em tempo real. Eric Schneider, executivo de tecnologia criativa da Chaotic Moon, acredita que substituirá os exames médicos regulares de saúde porque envia dados diretamente para profissionais confiáveis. “Se algo não estiver normal, o médico vai me ligar”, disse ele.