CNH Digital: Confira como se cadastrar pelo aplicativo do Detran

Imagem: Reprodução/Google





A CNH Digital é uma alternativa criada para facilitar a vida dos motoristas, garantindo que eles sempre tenham carteira nacional de habilitação em mãos. Um documento virtual tem a mesma validade de uma versão física porque coleta um conjunto de informações relacionadas ao motorista e a cada veículo que possui.


O aplicativo CNH Digital é gratuito e está disponível para todos os motoristas desde 2017. É importante saber que para acessar a versão digital da carteira de motorista, é preciso se cadastrar no portal do Departamento de Estado (Detran). As inscrições estão disponíveis tanto no site da entidade quanto na própria plataforma.


Depois de cadastrado para acessar a CNH Digital, aguarde o recebimento do link que será enviado para o e-mail notificado. Você precisará acessar este endereço de e-mail para ativar sua conta. Em seguida, basta entrar no aplicativo com o número do seu CPF e senha de cadastro.


De acordo com a Portaria nº 184, de 17 de agosto de 2017, a CNH Digital enfatiza que deve ser aceita pelas autoridades de segurança, tendo em vista que também possui validade de documentos oficiais. Caso o agente se recuse a aceitar, o motorista deverá registrar a ocorrência no transporte onde o agente trabalha, no próprio Denatran ou na Ouvidoria.


Cada documento tem um código QR que garante autenticidade e uma assinatura digital que permite verificação legal. Uma versão digital deste documento está disponível para todos os brasileiros que possuem CNH física ou Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV).


Benefícios da CNH Digital


  • Maior praticidade: Os usuários têm a mesma fé pública que os documentos em papel, tendo cartões de trânsito digitais em dispositivos móveis que já usam em seu cotidiano.
  • Segurança aprimorada: As carteiras digitais fornecem dados criptografados e assinados digitalmente, garantindo a autenticidade dos documentos e evitando fraudes e falsificações.
  • Mais conveniente: O aplicativo permite criar PDFs exportáveis de documentos (CNH e CRLV) que tenham o mesmo valor legal da versão impressa juntamente com a assinatura gerada. Essa identificação também pode ser utilizada por outros serviços do governo eletrônico ou em circunstâncias privadas que exijam a identificação da transportadora.
  • Mais economias: Os cidadãos podem economizar em cópias impressas, autenticadas e digitalizadas, transferindo PDFs para instituições públicas e empresas que já possuem processos eletrônicos.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem