7 hábitos que podem acabar com seu carro e dificultar o processo de revenda
Se você está comprando um veículo novo ou seminovo, recomendamos que você evite as seguintes práticas:
1. Não dirija com as mãos na alavanca de engrenagem
2. Deixar o carro parado por muito tempo
Durante a pandemia, os trabalhos de quarentena e home office deixaram muitas pessoas estacionadas em suas garagens. Não é recomendado do ponto de vista mecânico, pois pode causar danos ao veículo, como a formação de crostas de sujeitos no tanque de combustível e a possibilidade de o óleo girar lama.
3. Use água da torneira para completar o radiador
Os motoristas que têm o hábito de completar o radiador apenas com água, sem os aditivos propostos pelo fabricante, podem danificar o veículo a longo prazo e terão que substituir o retentor do motor devido à falta de refrigeração. Isso pode exigir que o mecânico desmonte todo o equipamento para ver o que precisa ser substituído.
4. Lavar o motor
Muitos proprietários de veículos tendem a exagerar na lavanderia e incluir o motor na higiene, especialmente quando se trata de remover toda a sujeira que aderiu ao capô. No entanto, essa tecnologia percorreu um longo caminho e pode danificar peças e reduzir a durabilidade do veículo, por isso não há mais necessidade de limpar as peças. Itens do motor que podem ser danificados por jatos d’água são fusíveis, módulos de injeção eletrônica, lançamentos e usinas eletrônicas.
5. Parar o carro debaixo de uma árvore
Quem não quis usar a sombra de uma árvore para estacionar seu carro? Porque sabe-se que além da seiva e excremento animal, a durabilidade da pintura pode ser afetada tanto pela queda de frutas que danificam a carroceria. Além disso, mesmo galhos e até árvores podem cair e destruir peças de carros.
6. Rodar sempre em curtas distâncias
Muitas pessoas evitam “usar” seus carros dirigindo em rotas mais longas. Mas o pouco se sabe é que sempre fazer uma curta viagem pode arruinar o motor do carro a longo prazo. Isso porque quanto menor a distância, menos aquecido o motor pode ser aquecido à temperatura ideal em que ele pode operar.
7. Forçar a embreagem
Para transmissões manuais, o resto do pé esquerdo deve ser evitado na embreagem. O que acontece é que usá-lo sem a necessidade pode reduzir sua durabilidade. Portanto, por exemplo, aqueles que têm o hábito de segurar o carro na embreagem durante uma subida são aconselhados a puxar o freio de mão.