20.2 C
São Paulo
domingo, junho 4, 2023

É possível antecipar a aprovação do Auxílio Brasil? Saiba mais

Leia Mais

Imagem: Reprodução/Google




Atualmente, o auxílio Brasil paga uma mensalidade mínima de R$600 para milhões de famílias vulneráveis. A promessa do governo através do Departamento de Direitos Civis é aumentar o número de beneficiários imediatamente. Diante disso, é possível esperar a aprovação da ajuda do Brasil? Veja abaixo.


É possível antecipar a aprovação da ajuda ao Brasil?


Há alguns meses, cerca de 56 mil brasileiros aderiram ao programa. No entanto, segundo dados obtidos pela Associação Nacional dos Municípios, cerca de 2,78 milhões de famílias vulneráveis ainda aguardam a aprovação do auxílio brasileiro. A pesquisa também mostra que 5,3 milhões de pessoas com perfis elegíveis estão alinhadas desde Abril.


A justificativa da pasta de que não atende integralmente todas as pessoas elegíveis para o auxílio brasileiro é que o orçamento disponível em 2022 não é suficiente para encerrar a lista de espera. Em 2022, houve liberação de 89 bilhões de reais usados para cobrir a mensalidade do programa até Dezembro.


O primeiro passo para ter a oportunidade de ser incluído no auxílio Brasil é ter um cadastro atualizado no Cadastro Único do governo (CadÚnico). A inscrição é feita por um representante do grupo familiar e, caso a inscrição seja aceita, um único benefício será liberado para toda a família. No entanto, não há como prever a aprovação da ajuda brasileira.


Como resultado, o processo depende da correta apresentação dos documentos e do cumprimento das regras. Além disso, é o governo federal que aprova e libera benefícios aos usuários. Portanto, não há fórmula mágica que comece imediatamente a receber ajuda brasileira.


Como faço para me inscrever no CadÚnico?


Para se inscrever no Cadunico, é necessário apresentar renda mensal de até metade do salário mínimo por pessoa, ou três salários mínimos, como renda familiar. Se o grupo familiar atender às condições solicitadas, você precisa procurar o departamento de assistência social da cidade onde mora.


Para se cadastrar no CadÚnico e tentar uma vaga no Auxílio Brasil, é necessário:


  • Peça ao membro da família para responder às perguntas cadastrais. A pessoa deve ser um membro da família, morar na mesma casa e ter pelo menos 16 anos.
  • Para os responsáveis pela família, preferencialmente mulheres, requer o título de CPF ou eleitor.
  • Em situações em que as famílias indígenas ou Quilombolas são responsáveis, qualquer um dos documentos acima pode ser apresentado. Não precisa ser um título de eleitor ou número da Previdência Social.
  • Por fim, deve ser apresentado o comprovante de residência atual (dos últimos 3 meses).

Além disso, é essencial apresentar pelo menos um dos seguintes documentos de toda a família:


  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de casamento;
  • CPF;
  • Carteira de Identificação (RG);
  • Certidão de Controle de Natalidade Indígena (RANI);
  • Carteira de trabalho;
  • Títulos de eleitor.


Uma vez feito isso, espere pela aprovação.

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias