ESTES são os motoristas que devem atualizar a CNH até o dia 31. Confira!

Imagem: Reprodução/Google




O prazo para renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) mudou no ano passado devido à pandemia. Apesar das mudanças, o procedimento é novamente necessário, e muitos motoristas correm o risco de serem punidos com multas, cobrança de documentos e até mesmo segurando o veículo.


Mas quem são esses motoristas? Neste caso, o documento expirará em outubro de 2021 para quem o tiver. Ou seja, o grupo, se quiser continuar dirigindo veículos como de costume, deve normalizar a situação até o último dia 31 de outubro deste ano. O regulamento foi publicado no Diário Oficial em 20 de setembro de 2021, após resolução do Conselho Nacional de Transportes (Contran).


Vencimento da CNH


De acordo com as normas federais com foco na inspeção de trânsito, as licenças que expiram após 1º de março de 2020 e expiram até 31 de dezembro de 2021 são consideradas válidas. Essa regra também se aplica às informações presentes na CNH, como certificados de cursos especializados e carteiras de habilitação.


O que acontece com quem dirige em CNH vencida?


De acordo com o artigo 162 do Código de Trânsito Brasileiro, um motorista que dirigir um veículo com CNH vencida 30 dias antes cometerá uma infração gravíssima. A pena é o pagamento de multa de R$ 293,47, além dos 7 pontos da CNH. Portanto, a atenção aos prazos é essencial. Confira abaixo!


Calendário de atualização da CNH


Abaixo está o cronograma de atualizações da CNH para motoristas com reprovação em 2021. A data foi divulgada pelo Departamento Estadual de Transportes do Rio Grande do Sul (Detran-RS).


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem