Estilo Exterminador do Futuro: Robô líquido se “derrete” e atravessa paredes; Entenda

Imagem: Reprodução/Google




Um grupo de cientistas da Universidade de 
Soochow, em Taiwan, anunciou que está desenvolvendo um pequeno robô líquido com propriedades semelhantes ao T-1000 do filme "Exterminador do Futuro II" que é feito de partes magnéticas e tem a capacidade de "derreter" e remontar por conta própria, permitindo que ele supere obstáculos sem problemas. Segundo os pesquisadores, o equipamento pode fluir para espaços que não podem ser alcançados de outra forma.


Robô ferrofluido


Este dispositivo foi chamado de "pequeno robô ferrofluido que pode ser reconfigurado em escala" (SMFR). Os cientistas explicam que o robô consiste em gotas de fluido de ferro magnético (partículas de óxido de ferro) suspensas em óleo e medições de cerca de um centímetro. Para demonstrar a invenção, os pesquisadores usaram uma série de ímãs para mover o equipamento através de um labirinto com barreiras físicas.


Fluidos fortes são fáceis de controlar, altamente flexíveis e podem se mover em altas velocidades, tornando-os uma matéria-prima favorita para os cientistas produzirem "robôs macios" que mudam de forma. Em 2015, a partir desse material, uma equipe de pesquisadores coreanos criou um dispositivo que poderia imitar o movimento de uma ameba. Recentemente, cientistas da Universidade Chinesa de Hong Kong (CUHK) criaram um robô feito inteiramente de gosma magnética, incluindo bórax, detergente e ímãs.


De acordo com os pesquisadores, esse tipo de robô pode ser usado para muitas funções, como mover-se pela corrente sanguínea, mudar sua forma para se adaptar às veias humanas, e chegar ao lugar desejado para aplicar todos os tipos de drogas. Além disso, a SMFR desempenhará um papel importante no desenvolvimento de dispositivos avançados de detecção de vírus baseados em chips.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem