Itaú vai liberar PIX com saldo de outro banco; Entenda como vai funcionar

Imagem: Reprodução/Google



O Itaú lançou recentemente um recurso que permite aos clientes pix usando o saldo disponível em outro banco. A previsão é que o recurso esteja disponível para todos os usuários já na primeira quinzena de novembro. Para que não haja confusão, é assim que funciona:


A ferramenta em questão é o iniciador de pagamentos. Atualmente, apenas o PIX foi lançado pelo Banco Central, mas o objetivo é incluir mais métodos de pagamento no sistema ao longo do tempo.


PIX com saldo de outro Banco


Segundo o Itaú, a liberação do pix com saldos de outros bancos será gradualmente. Inicialmente, 90 mil funcionários do banco poderão utilizar o serviço. Só então ele será liberado para os 30 milhões de clientes do Itaú.


Outros bancos já ofereceram essa possibilidade. É o caso do Bradesco e do Banco do Brasil, que lançaram sua própria ferramenta este mês. Agora é a vez do Itaú poder transferir através do aplicativo dinheiro de outras contas.


Conforme anunciado pela instituição, está previsto o lançamento de recursos para clientes individuais na primeira parte de novembro. O iniciador é um utilitário extra porque permite que o cliente dê autorização ao banco para efetuar o pagamento.


Tudo isso só é possível graças ao Open Finance, um sistema financeiro aberto que permite o compartilhamento de dados de clientes entre bancos devidamente autorizados.


O Itaú anunciou o uso desse recurso, explicando que antes disso, anunciou uma nova opção testando-o com alguns usuários e funcionários, e que já havia testado antes disso. A proposta é permitir que as pessoas tenham cada vez mais liberdade e controle sobre o uso de seu dinheiro.


Aqui estão outros bancos que aderiram a essa possibilidade:


Banco do Brasil: Permite transferências via PIX de mais de 10 instituições.

Bradesco: Distribuímos ferramentas gratuitamente.

Santander: A opção torna-se viável quando a transferência é iniciada em outro banco com o valor do saldo.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem