O presidente Jair Bolsonaro comemorou seu avanço para o segundo turno e enfatizou os erros do instituto em uma coletiva de imprensa. No primeiro turno, muitos laboratórios indicaram equivocadamente a vitória de Lula no primeiro turno.
“Acho que esse resultado baixou a moral do instituto de uma vez por todas. Tudo isso vai ajudá-lo a ter votos do outro lado. Há pessoas que votam nas pessoas na frente para ver se não há segundo turno e não têm que votar novamente”, disse ele em uma coletiva de imprensa.
Jair Bolsonaro acompanhou a primeira-dama Michelle na apuração da votação. O presidente havia apostado em uma vitória no primeiro turno, mas o resultado levou a uma eleição em segundo turno em 30 de outubro.
A campanha de Jair Bolsonaro já chegou a aliados de Simone Tebet, Soraya Thronicke e Ciro Gomes. Os militantes dizem que os três estão mais alinhados com seu plano de governo e poderiam aumentar a contagem de votos do presidente. Além de ampliar seu leque de apoio, a campanha tem investido fortemente no estado de Minas Gerais e no Nordeste, em grande parte perseguindo aqueles que não foram às urnas no primeiro turno.