REAL DIGITAL deve ter primeiras unidades CRIADAS ainda nesta semana; Veja detalhes

Imagem: Reprodução/Google




A Real Digital, que foi anunciada no ano passado, pode estrear na quinta-feira, 20, ainda está no meio. Essa possibilidade foi revelada por um membro do Lift (Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas), o programa de inovação do Banco Central e da Fenasbac, em favor da Folha de São Paulo. A versão digital da nossa moeda não será uma criptomoeda, mas uma moeda com uma moeda de lastro do Governo.


Desde a introdução do Real Digital, o Banco Central vem implementando ações com stakeholders e com o público para identificar potenciais usos para o Real Digital. A LIFT é uma das ações criadas e tem, entre os participantes, Itaú, Santander, Visa, Mercado Bitcoin e Febraban.


Podem surgir dúvidas sobre a diferença entre a versão digital do Real e a criptomoeda. A vantagem comum de ambos é que eles são digitais "intangíveis". No entanto, o Real Digital será centralizado, emitido pelo próprio Banco Central do Brasil e a um valor estável, ou seja, seu dígito de R$ 10 milhões valerá 10 reais, sendo uma extensão do real real.


No caso das criptomoedas, como o Bitcoin, elas são descentralizadas, precisam ser mineradas e não são suportadas, atuar mais como um investimento e tentar alta volatilidade.


Um digital real tem a vantagem de que o usuário não precisa necessariamente de uma conta bancária para usar os fundos, pois eles serão armazenados em uma carteira virtual. Alguns sistemas governamentais serão responsáveis pela gestão das transações, e talvez pelo próprio Banco Central.


A moeda digital emitida pelo Banco Central também facilita o uso de recursos para viagens internacionais. Com a Real Digital, você poderá viajar e converter moeda diretamente para o país de destino.


Falando em segurança, a expectativa é que a moeda seja desenvolvida dentro da tecnologia blockchain. Com isso, os crimes financeiros podem ser monitorados com mais detalhes, e permite que os órgãos de fiscalização entendam os fluxos de dinheiro de forma mais abrangente.


A chegada da versão virtual da moeda ajudará nas transações por meios eletrônicos e online. A moeda foi discutida e testada por um pequeno grupo de participantes do mercado que estão investigando a viabilidade tecnológica da nova moeda.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem