Autoescola Online: Saiba como fazer as aulas da CNH de casa

Imagem: Reprodução/Google




A pandemia trouxe várias mudanças na forma como obtemos a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Uma delas foi a possibilidade de fazer aulas de autoescola de forma completamente remota, ou seja, remota.


Além de economizar tempo, o modo de escola de automóveis on-line também oferece economia financeira, pois os alunos não precisam usar o transporte para aprender o básico do transporte. Em suma, existem benefícios relacionados à praticidade, rapidez e redução de despesas.


O Conselho Nacional de Transportes (Contran) oferece esta opção de treinamento teórico on-line para aqueles que obtêm sua primeira qualificação. Essa modalidade está disponível desde abril de 2020 por meio de decreto publicado no Diário Oficial da União.


Como funcionam as aulas online?


As escolas de condução que pretendam adotar este método e oferecê-lo aos seus alunos devem garantir o acesso a uma plataforma digital adequada à aprendizagem. O objetivo é que as aulas online funcionem da mesma forma que as realizadas em formato presencial.


Portanto, é importante fornecer recursos com acesso a vídeo, áudio e Internet. Além disso, assim como o conteúdo do programa, a duração das aulas deve ser mantida. Você pode escolher se seu instrutor ministrará sua aula remota em tempo real ou a gravará.


A plataforma disponibilizada pela autoescola deve atender aos requisitos do CONTRAN com mecanismos de segurança antifraude (introduzidos pela Resolução CONTRAN nº 738 de 2020). Entre eles está o uso da biometria, que é realizada por reconhecimento facial tanto no início quanto no final de cada aula.


Aqueles que escolhem a autoescola on-line e seguem aulas teóricas devem cumprir a carga horária prescrita dentro de 45 horas. É importante lembrar que a comunicação entre instrutores e alunos pode ocorrer em tempo real, seja por meio de vídeo, áudio ou transferência de arquivos e documentos.


Como são as aulas práticas?


As aulas práticas não podem ser realizadas online. A resolução de Contran aponta que apenas aulas teóricas podem ser realizadas remotamente. No entanto, a prática envolve aprender a direção do veículo, por isso é realizada apenas pessoalmente.


Por tudo isso, dado que a modalidade remota nos permite prosseguir com o processo de conclusão da parte teórica do processo de obtenção da primeira CNH, fica mais fácil encaixar o cronograma no meio da rotina agitada atual para aprender o conteúdo do programa necessário.


Vale ressaltar que a simulação também pode ser realizada remotamente, dando ao indivíduo mais liberdade para completar o teste.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem