Milhares de famílias de baixa renda cadastradas em um único cadastro (CadÚnico) podem participar do programa Internet Brasil. Uma iniciativa conjunta do Ministério das Comunicações e do Ministério da Educação visa proporcionar conectividade gratuita à internet e promover a inclusão digital.
Esse benefício garante um chip e um pacote de dados para os alunos da educação básica da rede pública de ensino que estão cadastrados em um único cadastro. Para participar, os alunos devem ter cursado desde a terceira série do ensino fundamental até o último ano do ensino médio.
De acordo com Natalia Lobo, secretária de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, a iniciativa está em seus primeiros estágios. Nesta etapa, são considerados os seguintes municípios dos quatro estados:
- Caruaru (PB)
- Campina Grande (PB)
- Petrolina (PE)
- Juazeiro (BA)
- Caicó (RN)
- Mossoró (RN)
“Vamos começar esse projeto, esse programa, nesses municípios primeiro, para fazer um piloto”, disse Lobo. De acordo com o secretário, todas as escolas brasileiras poderão se conectar à internet até o final deste ano.
Programa Wi-Fi Brasil
Outra ação que ela citou é o Wi-Fi Brasil, que leva internet via satélite para comunidades onde a banda larga não pode chegar. O programa também atende os socialmente vulneráveis.
Segundo informações do secretário, o programa já instalou internet de alta velocidade em mais de 17 mil telecentros, unidades de saúde, comunidades indígenas e quilombolas. Esses pontos abrangem mais de 3.000 municípios, 78% dos quais estão em áreas rurais.