Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil confirmam apoio a Lula. Entenda como isso afeta seu bolso em 2023

Imagem: Reprodução/Google



Luís
 Inácio Lula da Silva, que foi eleito o próximo presidente da república no último domingo (30), começará seu terceiro mandato em 1º de Janeiro de 2023. Até lá, Lula e Geraldo Alkmin, eleito vice-presidente, estão se preparando para uma transição de Governo. A Caixa e o Banco do Brasil anunciaram nesta Segunda-Feira (31) que contribuirão para a transição e disponibilizarão informações solicitadas pelo presidente eleito.


Esse tipo de apoio da Caixa e do Banco do Brasil é um movimento padrão para os dois bancos quando há uma mudança no governo federal. A Caixa Econômica Federal é uma empresa pública e é responsável por permitir que o INSS pague programas sociais do Governo e outros benefícios, como aposentadorias e pensões.


O Banco do Brasil também é considerado uma empresa pública, mas a economia é mista, então o governo federal é o maior acionista, mas isso não é tudo. O Banco do Brasil também disse em nota que estava cumprindo as regras de transição do governo estabelecidas por lei, fornecendo informações à equipe do presidente eleito.


O que vai mudar com o apoio da Caixa e do Banco do Brasil a Lula?


A concessão de benefícios sociais do governo federal é realizada inteiramente através do Banco do Brasil e da Caixa Econômica, ou seja, é muito importante que essas instituições tenham boas relações com o presidente. Em seu plano de governo, Lula propõe usar recursos públicos para aumentar o salário mínimo em um reajuste acima da inflação. Assim, aumenta o poder aquisitivo das famílias brasileiras.


Outro ponto importante da economia no plano de governo petista é a negociação de dívidas para os brasileiros mais vulneráveis, que recebem até três salários mínimos. Essa medida visa reduzir a pobreza, a dívida e reaquecer a economia interna.


Ao contrário das autoridades públicas e internacionais, o atual presidente Jair Bolsonaro ainda não comentou a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva nas urnas. Quando o público decide sobre uma mudança de governo através de uma votação, é um protocolo que o atual presidente se comunica com o candidato eleito e dá apoio adequado na transição entre as missões.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem