Com o início do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), eleito presidente na última eleição, os brasileiros podem se preparar para mudanças planejadas na ajuda brasileira e nas farmácias populares. A troca de comando do Poder Executivo promete notícias desses interesses. Cheque!
Mudanças nas farmácias de popularidade
No caso da Farmácia Popular, os programas oferecidos pelo Governo Federal têm como principal objetivo fornecer medicamentos gratuitos para diferentes tipos de doenças por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
São oferecidos medicamentos para o tratamento de doenças como diabetes, asma, hipertensão. A distribuição é realizada por meio de parcerias entre farmácias privadas e o governo.
Recentemente, foi anunciado que cinco novos medicamentos estarão na lista de ofertas, mas as projeções orçamentárias para 2023 mostram que esse programa está sendo reduzido em até 60% a partir do próximo ano.
De acordo com informações publicadas no jornal O Globo, a equipe de liderança de Lula começou a trabalhar em um novo projeto de orçamento que seria enviado à Assembleia Nacional. Isso é diferente do que foi transferido anteriormente pela equipe do governo Jair Bolsonaro (PL).
Espera-se que o governo do PT eleve o valor destinado ao programa em mais R$ 1,2 bilhão. Mas, para isso, o novo presidente eleito deve dialogar com a Assembleia Nacional. Há pelo menos duas reuniões agendadas para esta semana selecionadas por Lula para tratar desse tema, que podem ter resultados diferentes do previsto anteriormente.
Lista de medicamentos oferecidos no Farmácia Popular
Atualmente, programas populares de farmácia oferecem medicamentos totalmente gratuitos para pessoas com doenças crônicas, como pressão alta, asma e diabetes.
Veja a lista de medicamentos abaixo.
- CLORIDRATO DE METFORMINA 500MG;
- CLORIDRATO DE METFORMINA 850MG;
- ATENOLOL 25MG;
- BESILATO DE ANLODIPINO 5MG;
- CLORIDRATO DE PROPRANOLOL 40MG;
- CLORIDRATO DE METFORMINA 500MG;
- CAPTOPRIL 25MG;
- ESPIRINOLACTONA 25MG;
- FUROSEMIDA 40MG;
- LOSARTANA POTÁSSICA 50MG;
- HIDROCLOROTIAZIDA 25MG;
- GLIBENCLAMIDA 5MG;
- MALEATO DE ENALAPRIL 10MG;INSULINA HUMANA 100UI/ML;
- INSULINA HUMANA REGULAR 100UI/ML;
- BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,25MG/ML;
- BROMETO DE IPRATRÓPIO 0,02MG/DOSE;
- SUCCINATO DE METOPROLOL 25MG;
- SULFATO DE SALBUTAMOL 5MG;
- SULFATO DE SALBUTAMOL 100MCG.DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 50MCG;
- DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 200MCG/DOSE;
- DIPROPIONATO DE BECLOMETASONA 200MCG/CÁPSULA;
- DIPROPIONATO DE BECLOMETSONA 250MCG.