Confira as regras para tirar o novo RG

Imagem: Reprodução/Google



Em 17 de Novembro, a Câmara Federal de Identificação de Cidadãos e Executivo (Cefic) anunciou regras para o preenchimento e impressão de uma nova Carteira Nacional de Identidade (CIN). Assim, de acordo com as regras, o documento deve conter o nome do país emissor e do respectivo serviço de segurança pública ou serviço de bilhete de identidade.


Além disso, o CIN deve conter o nome do cidadão e o nome da sociedade (se houver). Além de dados como:


  1. CPF;
  2. Data de nascimento;
  3. Sexo;
  4. Nacionalidade;
  5. Naturalidade; e 
  6. Validade.

Outros detalhes


De acordo com a norma, o CIN também deve registrar a assinatura do proprietário, mas em caso de analfabetismo, deficiência ou perda momentânea de funcionalidade, é opcional. Além disso, também é necessário incluir o nome da mãe, o nome do pai, o remetente, a localização, o problema. Finalmente, o código do estado deve ser exibido abaixo do código QR e destina-se a determinar o documento de identidade para fins logísticos do CIN.


Normas Internacionais


Portanto, as regras do novo RG estão de acordo com a Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), que estabelece padrões internacionais para a emissão de documentos.


Portanto, o novo RG unificará o número do CPF em todo o país como um registro de identificação comum. Além disso, o novo RG conta com um QR code que pode ser lido por qualquer dispositivo, como um smartphone, para verificar sua autenticidade eletronicamente, além de saber se foi roubado ou extraviado.


Documento de viagem


Além disso, o novo RG também serve como documento de viagem, pois possui um código padrão internacional chamado MRZ, que é usado em passaportes.


No entanto, até o momento, o Brasil tem acordos apenas com os países do Mercosul. Diante disso, em outros países, um passaporte continua sendo obrigatório.


De qualquer forma, o novo RG é válido por 10 anos para pessoas com até 60 anos. No entanto, se você tiver mais de 60 anos de idade, seu documento de identidade antigo é válido indefinidamente.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem