Confira qual documento os motoristas devem apresentar a partir de agora

Imagem: Reprodução/Google



Um Certificado de Registro e Licença de Veículo (CRLV) é um documento emitido uma vez por ano. É obrigatório para todos os brasileiros que são proprietários de carros, independentemente da data de fabricação do veículo. 
Veja como proteger sua versão digital e a importância de ter seu CRLV por perto.


Motoristas em alguns estados já devem apresentar a versão mais recente para evitar qualquer tipo de punição. Para usar um modelo digital, você precisa manter todos os compromissos relacionados ao carro naquele dia. Se houver um modelo pendente, o modelo não estará disponível e não poderá ser publicado online.


Os proprietários de carros devem ter CRLV


Um CRLV é essencial porque é um documento que comprova que o veículo está em perfeitas condições circulando nas ruas e rodovias. Anteriormente, era entregue dos Correios para as casas das pessoas, mas desde 2020 não é feito.


Devido a isso, muitos drivers ignoram documentos e esquecem de manter os certificados atualizados. Você deve procurar a versão mais recente para evitar problemas durante a revisão.


A versão online pode ser acessada através do aplicativo Digital Traffic Wallet (CDT). Há também a possibilidade de impressão no portal da Administração Estadual de Transportes (Senatran). Se houver um certificado pendente ao acessar o site, o certificado não estará disponível e o proprietário do veículo terá que pagar o valor em aberto. Também vale lembrar que você terá que pagar uma taxa de licença para obter a documentação.


Estas são dívidas relacionadas a multas, IPVA, seguro DPVAT e todos os outros carros que estão sob sua responsabilidade. Você tem a opção de acessar certificados do site do Detran de cada estado. A orientação é seguir o cronograma de pagamento da licença para cada unidade federal.


Saiba como os proprietários de carros podem acessar certificados como indivíduos. Você precisará do seu código de segurança CRV e número Lenalam. Confira o tutorial.


  • Faça download do aplicativo CDT;
  • Clique em “Entrar com gov.br”;
  • Escolha ”Veículos”;
  • Selecione “Toque aqui para adicionar um CRLV”;
  • Preencha o número com o Renavam do veículo;
  • Digite o código de segurança impresso no CRV.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem