O início será dia 24/11 e vai até 08/12 para cerca de 36 milhões de segurados. Primeiro recebem um segurado que tem o cartão final1 e recebe até o salário mínimo.
A leitura do calendário e informações detalhadas implica:
Pagamento do INSS
Segundo o INSS, o calendário de pagamento é dividido de duas formas diferentes, pois há dois horários diferentes para os segurados que recebem até o contracheque e os segurados que excedem o salário mínimo.
Dessa forma, a sequência de pagamento é definida de acordo com o último número no cartão de benefício, ignorando o dígito, que é o número imediatamente após o painel.
De acordo com o INSS, o calendário de pagamento do mês vigente inclui tanto aposentados quanto pensionistas, bem como pensionistas que recebem benefícios por idade mais avançada, bem como pensionistas que foram recentemente aprovados com benefícios. Isso significa que aqueles que receberam recentemente os benefícios também os receberão neste mesmo calendário.
Pagamento de 13 dias com uma única cota
Em Novembro deste ano, um grupo de aposentados e pensionistas do INSS receberá dois salários, já que pagarão o 13º salário em uma parcela para quem não recebeu um pagamento antecipado por esse subsídio adicional.
Esse grupo, que recebe o 13º salário em novembro, é o segurado que começou a receber benefícios em maio deste ano.
Outros aposentados e pensionistas já estão programados para o pagamento de Natal em abril e maio. Esse novo grupo ficou para receber um subsídio adicional em uma parcela em Novembro.
Assim, quem recebe o salário mínimo de benefício (R$ 1.212) no mês de pagamento do abono adicional recebe um total de R$ 2.424, ou seja, o dobro do salário.
Em seguida, veja o calendário de pagamentos de aposentadoria do mês novembro. Acompanhe.
Calendário para segurados que ganham salários
- Final do número de benefício 1: 24 de novembro;
- Final do número de benefício 2: 25 de novembro;
- Final do número de benefício 3: 28 de novembro;
- Final do número de benefício 4: 29 de novembro;
- Final do número de benefício 5: 30 de novembro;
- Final do número de benefício 6: 01 de dezembro;
- Final do número de benefício 7: 02 de dezembro;
- Final do número de benefício 8: 05 de dezembro;
- Final do número de benefício 9: 06 de dezembro;
- Final do número de benefício 0: 07 de dezembro.
Calendário para quem recebe acima do mínimo
- Final do número de benefício 1 e 6: 01 de dezembro;
- Final do número de benefício 2 e 7: 02 de dezembro;
- Final do número de benefício 3 e 8: 05 de dezembro;
- Final do número de benefício 4 e 9: 06 de dezembro;
- Final do número de benefício 5 e 0: 07 de dezembro.
Como consultar o benefício
Aposentados e pensionistas podem consultar pagamentos de benefícios e declarações previdenciárias através da seguinte plataforma acessível Meu INSS:
- Pelo site Meu INSS;
- Pelo aplicativo de celular Meu INSS.
Você também pode entrar em contato com a central telefônica do INSS (135). Ao se conectar, o segurado deve notificar o CPF e confirmar as informações cadastrais. O atendimento acontece de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Atendimento Eletrônico
Para verificar as informações por meio do serviço eletrônico, o beneficiário deve ter o número do benefício, CPF e data de nascimento em mãos para entrar durante o serviço.
Assim, o serviço eletrônico do INSS fornece as seguintes informações:
- Situação do Benefício – identificação da situação da última parcela do seu benefício se: disponível, paga, bloqueada, parcela não sacada e devolvida ao INSS ou não localizada.
- Portabilidade – orientações sobre os procedimentos para solicitação de portabilidade do seu benefício e também poderá consultar a situação atual da portabilidade já solicitada há mais de 2 dias.