Jair Bolsonaro pode ir para cadeia após deixar o cargo? Entenda

Imagem: Reprodução/Google



No último Domingo (30), o presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) foi derrotado em sua candidatura à reeleição, por isso a faixa presidencial deve passar para o vencedor, Luís Inácio Lula da Silva (PT).


A perda do cargo significaria, para Jair Bolsonaro, a perda de foro privilegiado e proteção jurídica atribuída apenas ao presidente da república. Dessa forma, você responde processos e questionamentos como cidadão público.

É claro que a mudança do fórum terá um papel considerável no campo de sua situação jurídica, afinal, Jair acabará ficando mais vulnerável tanto às investigações quanto à ação penal. O próprio presidente citou preocupações em conversas com aliados e em público.


Lula e Temer já tiveram suas visitas à prisão 


Em momentos como o presente que escrevo para vocês, é claro que vivemos em um país altamente polarizado politicamente, e isso significa que políticos e eleitores farão todo o possível para prender adversários ideológicos.


O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva já passou pela prisão. O futuro presidente ficou preso por 580 dias em Curitiba após ser condenado em um segundo julgamento em um caso envolvendo o Triplex do Guarujá, que acabou sendo anulado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).


No caso de Michel Temer, o ex-presidente foi preso duas vezes preventivamente. Sua prisão estava relacionada a um caso de corrupção na construção da usina nuclear de Angra 3. Na primeira ocasião, Temer ficou preso por apenas quatro dias, na segunda, por cinco dias. 


Mas e o Bolsonaro, visitará a cadeia também? 


No momento, Jair Bolsonaro ocupa as primeiras posições dos quadros em nosso país. Portanto, o processo de determiná-lo torna-se muito burocrático, demorado e difícil de gerenciar. 


Portanto, a partir de 1º de Janeiro de 2023, sem foro privilegiado, o STF deve analisar até lá quatro investigações envolvendo Jair Bolsonaro e decidir se as enviará à primeira instância.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem