Motoristas se assustam com o valor do IPVA 2023; Veja!

Imagem: Reprodução/Google




Proprietários de carros e motocicletas já estão intimidados com a arrecadação do IPVA 2023. Isso porque, em 2022, a valorização do veículo de 2021 resultou em um imposto 22% maior. E em 2023, são esperados novos máximos, embora inferiores aos do ano anterior.


De acordo com Victor Mahon, CBO e sócio da Zapay:


"Em 2022, houve geralmente menos crescimento de veículos do que em 2021 e, em breve, o IPVA também será um pouco menor. Mas isso não significa que os impostos não sejam pesados no bolso. Espera-se que o IPVA aumente em média cerca de 10% este ano, o que é muito pesado na atual situação de elevado endividamento das famílias".


Qual será o valor do IPVA 2023?


O cálculo do IPVA é baseado na tabela Fipe elaborada pelo Instituto de Pesquisas Econômicas Fundamentais (Fipe). Aqui, são levados em consideração os valores venosos praticados em setembro do ano anterior. Isso significa que as dificuldades do próximo ano serão cobradas de acordo com o preço em setembro de 2022.


Portanto, em termos de taxas, o aumento do IPVA 2023 depende da categoria de veículo. Para se ter uma ideia, em São Paulo, o aumento varia entre 1% e 4%.


  • Caminhões – 1,5%;
  • ônibus e micro-ônibus – 2,0%;
  • Caminhonetes cabine simples (capacidade até 3 passageiros) – 2,0%;
  • Motocicletas, ciclomotores, motonetas, triciclos e quadriciclos – 2,0%;
  • Demais veículos, inclusive automóveis de passeio – 4,0%;
  • veículos que se destinam à locação de propriedade de empresas locadoras – 1,0%.

Pagamento do imposto


De acordo com Mahon, as condições de pagamento do IPVA 2023 estão sujeitas a alterações devido à cobrança do Estado.


"Acredita-se que a Fazenda estadual, que perdeu muita receita com a redução de ICMS no combustível, deve voltar aos padrões de recuperação. Ou seja, descontos que variam de 3% a 6% para pagamentos à vista e parcelamentos sem descontos de até 3x.


Vale ressaltar também que existe uma empresa aprovada no Detran-SP e oferece até 18 parcelas por cartão de crédito. De acordo com a Zapay, "este ano, em resposta à demanda dos clientes, a Zapay criou uma modalidade de pagamento que permite que os motoristas aproveitem o dia 13 para pagar parte do IPVA antecipadamente e deixar o restante em parcelas a partir de janeiro".


Por fim, vale ressaltar que os pagamentos referentes ao IPVA 2023 podem ser feitos em agências bancárias ou na aplicação de bancos parceiros. PARA ISSO, VOCÊ PRECISA TER RENAVAM EM SUAS MÃOS.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem