24.1 C
São Paulo
sábado, junho 10, 2023

Teve o benefício do INSS suspenso? Saiba os motivos e como deve agir

Leia Mais

Imagem: Reprodução/Google




A suspenção dos benefícios do INSS é muito desagradável e causa muitas dores de cabeça e incapacidade para o segurado. No entanto, isso ocorre porque existem várias hipóteses que permitem ao INSS suspender o pagamento dos benefícios até que as circunstâncias que causaram a suspensão se tornem regulares. Não fazer isso pode resultar no cancelamento do prêmio.


Essa situação é muito desagradável, pois muitas famílias dependem dessa renda para sobreviver.


No entanto, você deve primeiro entender os motivos que podem levar à suspensão do benefício. Muitas vezes pode ser culpa do próprio segurado.


Siga o seguinte material de leitura para evitar cometer esses erros.


Por que o benefício do INSS é suspenso?


É importante lembrar que o INSS mantém um programa permanente de confirmação de concessões e manutenção de interesses com a finalidade de apurar irregularidades e erros materiais. Trata-se da chamada Operação Finecomb.


Verificações anuais são realizadas para detectar irregularidades e erros cometidos pelo próprio INSS na concessão de benefícios. Com isso, muitos segurados que recebem benefícios da Previdência Social são notificados pelo INSS de que seus benefícios serão suspensos.


Quando os benefícios do INSS podem ser suspensos?


Todos os benefícios do INSS exigem que os beneficiários atendam aos requisitos para alcançar e manter os benefícios. Portanto, se o segurado fizer ou deixar de fazer algo que não deveria fazer, o INSS poderá suspender temporariamente o pagamento dos benefícios.


Portanto, caso isso aconteça, o INSS enviará uma notificação para o endereço cadastrado informando-o da suspensão dos benefícios, dando ao segurado a oportunidade de normalizar a situação e receber os pagamentos novamente. Portanto, quando o INSS deixa temporariamente de pagar o valor associado a esse benefício, ocorre o que é conhecido como benefício de suspensão.


Caso os requisitos não sejam atendidos e a situação não seja normalizada dentro do prazo dado pelo INSS, os lucros podem até parar.


Em que circunstâncias o INSS pode suspender benefícios?


São vários os motivos pelos quais o INSS pode suspender benefícios. Dentre eles, podemos citar:


Perícia precatória


Uma pessoa que recebeu aposentadoria por invalidez permanente ou benefícios de incapacidade temporária (mais conhecidos como benefícios de doença e lesão e aposentadoria por invalidez) passará por uma avaliação médica a qualquer momento para ver se permanece elegível para benefícios.


Essas habilidades são obrigatórias e são feitas regularmente para garantir que o beneficiário ainda esteja impossibilitado de trabalhar. Se o segurado for intimado a realizar uma vistoria e não comparecer, o benefício será suspenso até que o procedimento seja realizado.


Prova de vida


A falta de apresentação de prova de vida pode levar à suspensão dos benefícios. Esse procedimento é feito para que você possa comprovar à Previdência Social que ainda está vivo e, assim, continuar recebendo benefícios.


Em 2022, a Prova de Vida foi suspensa até o final do ano. No entanto, é bom saber que a partir de 2023 os testes de vida não serão mais feitos diretamente. Atualmente, o processo é realizado por meio do cruzamento de dados como a emissão de passaportes, carteiras de habilitação ou identidades, votação em eleições, vacinas, etc.


Prazo de Defesa Prévia


Quando o INSS detecta possíveis irregularidades nos benefícios, uma notificação é enviada ao segurado.


Após ser notificado, o beneficiário deve se submeter ao INSS em atendimento aos requisitos feitos na notificação, trata-se da chamada defesa antecipada. É por ela que você prova que tudo está certo em seus interesses, e você tem direito a isso.


No entanto, se essa defesa não for feita no prazo de 30 dias após a notificação, seus lucros serão suspensos.


Reabilitação profissional


A reabilitação profissional é obrigatória e está disponível para aqueles que não podem voltar ao trabalho. Portanto, se um beneficiário é encaminhado para a reabilitação, ele deve comparecer.


Se você continuar ou não parar o processo de reabilitação profissional, como resultado, você suspenderá os lucros.


Prisão


Se for apanhado, o beneficiário de prestações de doença e lesão será suspenso imediatamente. Assim que ele é liberado, os benefícios são reembolsados.


Salário família


Suspensão dos salários familiares se o trabalhador não apresentar o certificado de vacinação obrigatória e o certificado de frequência escolar da criança.


Salário maternidade


As mulheres que recebem prestações de invalidez ou de doença serão suspensas se receberem prestações de maternidade. Enquanto ela receber o salário-maternidade, a suspensão permanecerá. Portanto, quando a pessoa retorna ao trabalho, seus lucros são interrompidos.


Pensão por morte


suspensão da pensão por morte durante um processo administrativo que investigue alegações de homicídio doloso contra pessoas seguradas; Ou seja, se a pessoa for beneficiária de pensão por morte e for investigada pela morte do segurado que deu origem ao benefício, o benefício será suspenso até que a investigação seja concluída.


Auxílio reclusão


A assistência ao encarceramento é paga aos dependentes dos presos. Se um preso escapar da prisão, os benefícios são suspensos imediatamente. No entanto, quando ele retorna à prisão, os benefícios são pagos novamente.


Benefícios de prestação continuada (BPC)


No entanto, se um cidadão recebe um benefício contínuo (BPC), ele é obrigado a atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) a cada dois anos. Caso a renovação não seja feita em até 60 dias da notificação do INSS, o benefício será revogado, pois manter essa inscrição em dia é um requisito obrigatório para manter o benefício.


No entanto, o motivo que mais provoca a suspensão do BPC/LOAS é a suposta mudança nos critérios socioeconômicos, ou seja, chega ao INSS a informação de que a renda per capita que garante o direito ao recebimento de benefícios mudou, mais de 1/4 do salário mínimo.


Assim que o INSS confirmar essa mudança, deverá encaminhar um aviso ao beneficiário para informar e explicar se ocorreu uma mudança na renda per capita da família.


Meus benefício foi suspenso, e agora que fazer?


Uma vez ciente da suspensão dos benefícios, a primeira coisa que o segurado deve fazer é descobrir por que isso aconteceu.


Depois de entender as circunstâncias que causaram a suspensão dos benefícios, é fácil tomar as medidas necessárias. No entanto, se você não concordar com a rescisão dos benefícios, você tem duas opções: entrar com um recurso administrativo ou entrar com uma ação judicial. Em ambos os casos, é aconselhável contratar um advogado especializado em previdência social.

More articles

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

Últimas Notícias