5 profissões que garantem isenção do IPVA: Saiba se você é um deles.

Imagem: Reprodução/Google




O novo ano já começou e milhões de proprietários já começaram a pensar no IPVA (Imposto Predial e Territorial Automóvel) em 2023. A maioria dos motoristas é obrigada a pagar tributo, mas há algumas exceções.

Certas profissões no Brasil garantem isenção de VPI aos trabalhadores, ou seja, eles não são obrigados a pagar impostos. Essa vantagem não está relacionada ao tempo de fabricação do carro, como é comum na maioria dos estados.


Isenção de IPV


Em geral, os brasileiros são livres para prestar homenagem por três motivos: doença ou deficiência, ano de fabricação e ocupação do carro. No primeiro caso, há uma longa lista de condições sob as quais você pode solicitar uma isenção de IPVA para um carro novo ou usado, desde que você tenha indicações especificadas.


Para essas pessoas, geralmente o pedido é feito ao fisco. Em alguns lugares, o processo é totalmente digital, enquanto em outros o motorista requer atendimento presencial.


A isenção por ano de fabricação é um benefício que varia de acordo com o estado em que o proprietário vive. O prazo para obtenção de benefícios varia de 10 a 30 anos. Os estados de Minas Gerais e Pernambuco adotaram reduções progressivas nos valores dos impostos.


Isenção de IPVA por profissão


A terceira possibilidade de se livrar de impostos é tornar-se parte de uma profissão específica. Nesse caso, as permissões são concedidas a algumas categorias que trabalham com veículos, como taxistas e mototaxistas. Confira a lista de especialistas que não precisam pagar IPVA:


Taxista e moto taxistas.

Proprietários de ônibus e vans de transporte escolar.

Proprietários de máquinas agrícolas;

Proprietários de equipamentos de construção civil;

Transporte de pessoas por direito diplomático.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem