CNH vencida em 2022: Veja até quando renovar sem pagar multa!

Imagem: Reprodução/Google



A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é o documento básico para todos os motoristas brasileiros. Sem ela, os cidadãos não poderão dirigir. É importante prestar muita atenção à validade do documento. Se a CNH falhar, o motorista pode ser multado.


O Código de Trânsito do Brasil (CTB) estabelece um prazo para que as pessoas dirijam sem penalidade após o vencimento do documento. O limite é de até 30 dias. Apenas alguns estados têm prazos diferentes e são prorrogados.


CNH vencida


Devido à pandemia de Covid-19, todos os estados brasileiros aumentaram sua flexibilidade e permitiram que os motoristas circulassem documentos vencidos. Foi uma precaução para evitar atendimento presencial na fase de atualização de documentos.


No entanto, os avanços na vacinação contra a doença e a retomada do cotidiano dos brasileiros são fatores que levam à normalização do calendário de atualização da CNH.


Isso varia de região para região, por isso é importante considerar quais regras estão em vigor em cada estado. Com a maioria deles, a situação voltou ao normal.


Isso significa que os motoristas devem estar vigilantes. O prazo para circulação de documentos vencidos, via de regra, é de até 30 dias. Com a retomada do calendário, quem já atingiu esse prazo terá que passar para a etapa de atualização do documento.


Caso contrário, qualquer pessoa pega dirigindo com uma CNH vencida pode pagar uma multa por uma violação muito grave. O valor é de R$ 293,47 mais 7 pontos para a carteira. Além disso, o veículo é mantido.


Segue-se um estado em que o período normal de renovação de um documento já foi retomado.


Distrito Federal

Paraná

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Espírito Santo

Minas Gerais

Rio de Janeiro (CNH prevista para começar em abril de 2022)

Bahia

Ceará Province

Maranao

Paraíba

Pernambuco

Piauí (CNH vence julho de 2022)

Rio Grande do Norte

Sergipe

Goiás

Mato Grosso do Sul

Acre

Amapa

Amazona

Pará (CNH expirou a partir de fevereiro de 2022)

Rondônia

Roraima

Tocantins (CNH expirou a partir de fevereiro de 2022).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem