O Natal está ao virar da esquina, e todos nas famílias brasileiras celebram o Natal com deliciosas refeições. Diante da comemoração, um dos pratos mais tradicionais é a bacalhoada. O bacalhau é um peixe salgado muito saboroso com um significado especial associado à prosperidade e regeneração.
Este prato, além de ser uma refeição nutritiva e rica em nutrientes, é servido com muitos acompanhamentos, tanto saladas como recheios.Porque as famílias comem bacalhau?
Segundo a lenda, durante o reinado de D. Dinis foi aberto o primeiro armazém de sal e preservação. O conhecimento desta nova tecnologia de armazenamento de alimentos chegou a todos os portos de Portugal e espalhou-se no seu interior. O bacalhau estocava carne há muito tempo, o que o tornava parte do cardápio de muitas famílias.
Conheça a melhor receita de bacalhau de todas
Você vai precisar de:
- 500 g de bacalhau dessalgado, cozido, desfiado.
- 500 g de batatas
- Corte 2 cebolas em meio mês.
- 100 g de azeitonas sem caroço;
- 4 Corte o ovo cozido ao meio.
- 200 ml de azeite.
- Salsa picada.
Modo de preparação:
- Passo 1: Cozinhe a batata al dente inteira em uma panela com água fervente e goteje para remover o excesso de umidade e acelerar o resfriamento. Assim que as batatas aquecerem, corte às rodelas.
- Passo 2: Adicione o azeite à panela e frite as cebolas.
- Passo 3: Numa travessa refratária, adicione a cebola e as batatas ao bacalhau finamente picado e polvilhe com azeite e azeitonas.
- Passo 4: Coloque no forno médio pré-aquecido por 20 minutos.
- Passo 5: Assim que o bacalhau sair do forno, adicione os ovos e a salsa a gosto.
Lembre-se que o bacalhau deve ser cozido em uma panela com água para que possa absorver sal. Em geral, não é necessário adicionar muito tempero para evitar que o sabor do peixe estrague.