Diplomação de Lula: Presidente toma posse hoje? Entenda!

Imagem: Reprodução/Google




É hoje (12) a formatura do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e do vice-presidente eleito Gerald Alkmin (PSB). Esse procedimento marca o fim do processo eleitoral e é realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


A cerimônia é determinada pela Lei Eleitoral, que é responsável por formalizar os resultados da última eleição.


Diplomação é o mesmo que posse?


Não. A cerimônia de formatura precede a posse presidencial. O presidente eleito Lula prestará juramento junto com o vice-presidente Alkmin em 1º de janeiro de 2023. Estes são eventos diferentes, por isso há diferenças nas datas.


Neste dia em questão, o presidente eleito deve subir a rampa do planalto e receber a bandeira presidencial do atual representante. No entanto, Bolsonaro afirmou recentemente que não entregará a faixa a Lula no ano que vem.


A equipe petista aguarda a confirmação dos atuais representantes para planejar outro caminho para a solenidade. Janja Silva, líder e esposa da equipe organizadora inaugural de Lula, está planejando um evento de grande escala com um público de mais de 300.000 pessoas e apresentações de vários artistas.


Diplomação de Lula


A cerimônia de formatura de Lula está marcada para segunda-feira hoje (12), às 2 sessões plenárias do TSE. Naquela época, o futuro diretor-presidente e seus adjuntos receberam um documento chamado diploma do presidente do TSE, ministro Alexandre de Moraes, percebendo que ambos os nomes eleitos podem governar o país a partir do ano que vem.


Para solenidade, são esperadas 130 pessoas, o que aumenta a segurança do local. O esquema foi desenvolvido pela equipe de segurança de Lula e Alckimin.


A diplimação marca o fim do prazo para questionamento e processamento dos resultados obtidos nas eleições. Na semana passada, os juízes eleitorais aprovaram a conta da chapa que recebeu mais votos e venceu a eleição.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem