Multa de R$ 195: Um pequeno erro no carro pega muitos motoristas de surpresa; Confira

Imagem: Reprodução/Google



Insulfilm é uma película muito utilizada para janelas de carros no Brasil que escurece as janelas dos carros e reduz a quantidade de luz para os passageiros. Recentemente, várias leis foram promulgadas sobre o uso de materiais para carros, o que tornou necessário prestar atenção aos motoristas para não receber multas enormes.


A lei sobre o uso de isolantes já está em vigor em todas as regiões do Brasil, com exceção apenas de veículos que não passam em vias públicas, como máquinas florestais e agrícolas. Confira qual foi a mudança!


Lei do insulfilm multa motoristas



A primeira alteração diz respeito às regras de transparência.


Foi definido um percentual mínimo de 70% para a área de base e de 28% para o restante do veículo. Se o filme for instalado incorretamente e bolhas de ar se formarem no vidro do carro, o motorista pode ser punido. Se as bolhas de ar forem encontradas em uma área crítica de dirigibilidade, as penalidades são incorridas.


Outra coisa que pode causar problemas para os motoristas é se o filme é opaco ou reflexivo. Todas as novas mudanças e outras questões relativas à lei podem ser referidas na Resolução nº 960/2022 do Conselho Nacional de Transportes (Contran), divulgada em maio deste ano.


Qual é a punição para aqueles que não obedecem?


Portanto, se o motorista não cumprir as normas estabelecidas pela nova lei, ele deve arcar com a punição estabelecida pelo conselho. Entre as punições estabelecidas está a aplicação de multas.


O valor pago pelo motorista infrator é de até R$ 195,23.


Por fim, além do valor pago, o motorista poderá ser proibido de passar pelo veículo até que faça as alterações obrigatórias estabelecidas em lei. Isso também lhe dá a possibilidade de obter até 5 pontos com uma Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem