Novas categorias na CNH: Motorista precisará realizar mais testes? Veja detalhes

Imagem: Reprodução/Google




A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou por uma série de mudanças, e seus modelos atualizados começaram a ser emitidos em junho deste ano. Uma das mudanças que mais chamou a atenção do motorista foi a inclusão de uma tabela de novas categorias.


Ao todo, são 13 modalidades diferentes identificadas por códigos como A1, B1, C1, BE, etc. Sem o conhecimento de muitos motoristas, esse padrão já existia.


No entanto, rumores estão circulando nas mídias sociais de que os motoristas precisam voltar à escola de automóveis para obter essas categorias. Afinal, é verdade que os brasileiros precisam realizar novas provas teóricas e práticas para emitir uma nova CNH?


Os motoristas têm que voltar para a autoescola?


Segundo o advogado Marco Fabrício Vieira, membro da Câmara Temática de Esforço Jurídico, não há necessidade de refazer as provas para renovar a licença.


"As categorias de motoristas não mudaram no Brasil, essa tabela, com o novo código, na verdade segue padrões internacionais e se dedica a facilitar a fiscalização da CNH pelos agentes de trânsito de outros países", disse em entrevista ao UOL Carros.


O portfólio continua a identificar categorias com as letras A, B, C, D e E. O código está localizado no campo "Cat.Hab" na primeira parte do documento.


Detalhes da categoria CNH


(CTB) estabelece cinco categorias válidas.


  • A: Veículos a motor de duas ou três rodas, com ou sem carros laterais.
  • B: Veículos não incluídos na categoria anterior, com um peso bruto de até 3.500 kg ou até 8 lugares sentados (excluindo o condutor).
  • C: Veículos utilizados para o transporte de mercadorias com peso superior a 3.500 kg.
  • D: Veículos utilizados para o transporte de passageiros (excluindo condutores) de 8 ou mais passageiros.
  • E: Todos os veículos das categorias B, C e D com unidades articuladas, reboques, semirreboques, reboques ou veículos articulados com um peso total de 6 000 kg ou uma capacidade superior a 8 lugares.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem