Pix Automático está entre as novidades do Banco Central para 2023; Veja como funciona

Imagem: Reprodução/Google



O Banco Central do Brasil (BCB) anunciou que a melhora do PIX foi discutida na 18ª sessão plenária do Fórum Pix, realizada em 1º de dezembro.


Pix Automático é uma das novidades do banco central de 2023


De acordo com informações do Banco Central do Brasil (BCB), algumas notícias sobre a melhoria das operações de PIX podem acontecer em 2023. É importante ressaltar que o Banco Central do Brasil (BCB) sempre divulgou o PIX como uma ferramenta em construção, e melhorias podem ser feitas.


Quando foi elaborado, o Banco Central do Brasil (BCB) revelou a necessidade de melhorar a segurança e orientar os usuários em relação aos golpes relacionados ao Pix.


Melhorias 


Portanto, como o Pix é uma ferramenta utilizada para fraudes de forma direta e indireta em diferentes modalidades, as melhorias contínuas relacionadas à ferramenta também se referem à segurança. Entre as novidades anunciadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) para o Pix está o aprimoramento da segurança e a implantação do Pix Automático para facilitar pagamentos recorrentes.


O que é o Pix Automático?


De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), o Pix Automático é um produto financeiro que atende à demanda por pagamentos recorrentes, como assinaturas de serviços públicos e contas recorrentes, como assinaturas de serviços de streaming, mensalidades, etc. O Pix Automatático é semelhante em função a uma conta de débito, mas não depende de acordos bilaterais.


CPF de golpistas


Em 2023, o Banco Central do Brasil (BCB) poderá melhorar a segurança do PIX, considerando a quantidade de fraudes que utiliza a ferramenta. Agora, a chamada "conta laranja" fica desconfiada de que será usada para apoiar fraudes por meio de recibos duvidosos.


De acordo com informações do BCB do Banco Central do Brasil, em 2023, "contas laranjas" suspeitas serão identificadas no CPF do proprietário, e essas "laranjas" não poderão usar novas contas para fraudes, o que aumentará a segurança da ferramenta.


Nova versão do MED


Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) enfatizou que possui a versão 2.0 de sua ferramenta Mecanismo Especial de Retorno (MED), que retorna recursos fraudulentos de forma mais eficiente.


O Banco Central do Brasil (BCB) ressalta que a segurança é um pilar do ecossistema Pix. Além das notas citadas sobre as melhorias da ferramenta, o fórum Pix também destacou seu sucesso em lojas físicas e e-commerce. Segundo dados oficiais, quando o pix apareceu, ele respondia por 5% das transações online, agora 23% das compras são feitas por meio desse método de pagamento.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem